Ciclone extratropical segue no Sul e deixa tempo instável no Paraná

O ciclone extratropical segue no Sul do Brasil nesta sexta-feira (3), segundo o Climatempo. A permanência do fenômeno pode deixar o tempo instável em todo o Paraná.

ciclone-tempo-parana
Reprodução/Jeff Schmaltz via Wikimedia Commons

O ciclone pode formar nuvens bastante carregadas, com potencial para causar tempestades no Sul do Brasil. No Paraná, o avanço de uma frente fria causada pelo fenômeno deixa o estado com risco de chuvas nesta sexta-feira, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

“O perigo de chuva forte e ventania no Sul do Brasil desta vez é maior, porque o centro da baixa pressão do ciclone extratropical começa a atuar sobre o Rio Grande do Sul e não somente sobre o mar”,

diz o Climatempo.

Veja também:

Tanto a formação da frente fria quanto a do ciclone extratropical exige uma queda significativa da pressão atmosférica e um contraste de temperatura. Ambos os fatores geram grande movimentação do ar, podendo ocorrer fortes rajadas de vento. 

Ciclone deixa tempo no Paraná instável

Nesta sexta-feira, o centro do ciclone extratropical está no Litoral do Rio Grande do Sul (RS). Dessa forma, o fenômeno causa ventos intensos e previsão de chuva no Paraná.

ciclone-tempo-parana
Reprodução/Climatempo

Assim, o ciclone deixa o tempo no Paraná instável. O sistema de baixa pressão segue se intensificando, o que deu origem a uma frente fria: o estado pode ter chuvas com trovoadas, com risco de tempestades.

Segundo o Simepar, o Paraná pode ter rajadas de ventos fortes, com valores que podem ultrapassar os 60 km/h em várias regiões.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa