Vídeo mostra como vai ficar a Ponte de Guaratuba; assista

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) divulgou a maquete eletrônica que mostra como vai ficar a Ponte de Guaratuba, no Litoral do Estado. O vídeo traz a versão mais detalhada do projeto que já tinha sido divulgado (assista abaixo).

como-vai-ficar-ponte-de-guaratuba
Foto: Reprodução

A obra de arte especial, como é chamado esse tipo de projeto, vai ter mais de 1,2 quilômetro de extensão. A concepção estaiada (com os cabos) adotada no canal de navegação foi definida após estudos sobre o sistema para integrar a paisagem do meio ambiente e a engenharia.

De acordo com o engenheiro fiscal do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, o projeto engloba três grandes pontos: modelo ambientalmente correto, redução do custo operacional e de manutenção, e tecnologia superior aos sistemas similares em grandes vãos.

Como vai ficar a Ponte de Guaratuba

A estrutura tem um plano central de cabos com duas colunas e sete estais. Com isso haverá aumento no aproveitamento visual tanto durante a travessia como nas praias, uma vez que a Baía de Guaratuba e a Prainha são áreas turísticas do Litoral do Paraná.

Por qualquer meio de transporte, o usuário poderá, durante o trajeto, contemplar a paisagem do entorno tanto do lado de dentro da Baía quanto das praias, incluindo a paisagem vegetal do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange”, afirma.

Dos pontos favoráveis da proposta apresentada pelo consórcio que está tocando a obra, está a centralização dos cabos estaiados, que ficam suspensos do mastro até o tabuleiro.

Fernandes explica que desta forma há um aumento da rigidez e redução da flutuação de tensões, garantindo que a fadiga, a oxidação e a manutenção diminuam com o tempo. “Essa redução se torna positiva para o órgão responsável pela operação, permitindo a destinação de recursos para outras áreas de infraestrutura do Estado”, complementa.

Outro fator importante está na tecnologia aplicada, que permite ainda a redução no prazo de execução. “A quantidade de estais, a altura do mastro e outros elementos permitem o uso de tensões maiores nos cabos e, no futuro, ancoragens mais simples para efetuar manutenção”, completa Fernandes.

Vídeo mostra como vai ficar a Ponte de Guaratuba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa