Nos últimos 12 meses, o número de consumidores paranaenses que pediram o CPF na nota cresceu 13,2%, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).
Conforme a pasta, em junho deste ano foram 8,9 milhões de contribuintes que solicitaram o CPF na nota, contra 7, 6 milhões no mesmo mês do ano passado. No mesmo período, o número de notas com CPF emitidas no Paraná saiu de 78 milhões para 83,4 milhões, o equivalente a 7% de crescimento.
As notas fiscais emitidas em junho servem para o cálculo dos créditos que retornam aos contribuintes em setembro pelo Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
CPF na nota?
O que mais motiva o consumidor a pedir o CPF na nota é a participação no programa Nota Paraná.
Ele permite acumular créditos que podem ser resgatados ou usados para abater o valor do IPVA, além de participar de sorteios mensais com prêmios de até R$ 1 milhão – o próximo sorteio acontece na segunda-feira (9).
- Armazém da Família: serviço permite compra de itens sem pagar ônibus
- Mega-Sena 2641: aposta do Paraná acerta quina e leva R$177 mil
- Veja quais unidades da Ceasa fecharão no feriado no Paraná
Os segmentos que mais geram créditos fiscais pelo programa são supermercados, lojas de roupas, calçados, móveis, restaurantes, eletrodomésticos e venda de material de construção.
Desde o final de 2021, os consumidores que pedem CPF na nota ao abastecer o carro ou comprar botijões de gás de cozinha passaram a receber bilhetes em dobro para concorrer aos sorteios mensais.