Copel faz manutenção preventiva em 128 cidades no sábado (16)

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

A Copel realiza neste sábado (16) o mutirão anual de manutenção preventiva das redes elétricas. Será um dia de muita movimentação das equipes da Companhia em todo o Paraná. A programação abrange 128 municípios.

copel-manutencao-preventiva-sabado
Foto: Divulgação/Copel

Mais de 2 mil trabalhadores vão atuar em serviços como poda de árvores próximas à rede elétrica, roçada sob as linhas de transmissão e retirada de objetos enroscados na fiação. O objetivo é reduzir desligamentos de energia nas estações da primavera e verão.

Esta será a quinta edição do mutirão de manutenção preventiva da Copel, que conta com a participação de equipes das áreas de serviços, manutenção, inspeção, obras e compartilhamento de postes.

De acordo com a superintendente de Manutenção da Copel, Andrea Cristina Brotto Bertolin, o mutirão intensifica um trabalho que é feito no dia a dia. “É nossa rotina acompanhar de perto o bom estado das redes e monitorar constantemente os índices de desligamento”, explica a engenheira.

As distribuidoras de energia elétrica no Brasil têm metas estipuladas pelo órgão regulador, a Aneel, quanto à frequência e também a duração da falta de luz em cada conjunto elétrico atendido.

Copel faz manutenção preventiva neste sábado (16)

A preocupação com o período de chuvas no início da primavera se dá, principalmente, pelo contato de galhos de árvores, durante os temporais.

Com a umidade, também aumenta o risco de desligamento por objetos enroscados nas redes, como as pipas. Ao molharem, eles podem se tornar condutores de energia e causar curto-circuito, interrompendo o abastecimento de energia.

Os trabalhos do mutirão não terão impacto para os consumidores, pois serão executados com a rede ligada. Além da retirada dos objetos, as equipes farão ainda inspeção das redes, pequenos reparos e manutenção preventiva de subestações.

Em nove municípios haverá também trabalhos de regularização de redes de telefonia, em pontos que persistem inadequados mesmo após notificação das operadoras. São eles: Apucarana, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.