Nesta sexta-feira (1°), o Litoral do Paraná recebeu o primeiro cruzeiro com destino internacional. A operadora MSC Cruzeiros inaugurou a rota no Estado com a primeira parada do navio MSC Lírica no Porto de Paranaguá. Serão 15 escalas na temporada 2023/24, com os embarques e desembarques ocorrendo semanalmente no Porto de Paranaguá até o dia 8 de março de 2024.
Vários turistas, muitos deles internacionais, desembarcaram em Paranaguá, e outros 299 passageiros embarcaram para o seu cruzeiro no porto. Vindo da Europa, o navio já passou por outros portos da costa brasileira antes de chegar em Paranaguá. Ele segue para Itajaí, em Santa Catarina; Punta del Este, no Uruguai; e Buenos Aires, na Argentina; retornando na sequência a Paranaguá.
Para a reportagem da Rede Massa|SBT, o Secretário Estadual do Turismo, Marcio Nunes, contou que a previsão é que passem 10 mil turistas por Paranaguá através dos cruzeiros.
“Esse é um momento histórico, é o lançamento de uma grande linha de cruzeiros. O porto que exporta grãos, carnes e combustível, passa a partir desse momento receber com excelência o turista nacional e internacional”,
informou o Secretário.
Além das escalas com o MSC Lirica, a MSC Cruzeiros também programou uma parada do navio MSC Musica no dia 23 de dezembro. Além desses, existe a previsão de atracação de outras três companhias de cruzeiros que fazem travessias transatlânticas com navios de menor porte.
Veja também:
- Paraná lança consulta pública de licitação do transporte da RMC
- Duas apostas do Paraná acertam a quina da Mega-Sena
- Curitiba bate recorde histórico de chuvas em novembro; veja números
O embarque e desembarque no navio são feitos de forma remota, ou seja, um ônibus cruzará a área portuária até o complexo turístico. Esse modelo já é aplicado nas cidades de Balneário Camboriú, Ilhabela e Itajaí e pensa na segurança dos turistas e tripulantes.
Os passageiros que já estiverem no navio e quiserem descer, irão ingressar em ônibus e vans e seguirão até o complexo turístico Mega Rocio, também em Paranaguá. De lá, eles poderão escolher os pacotes e destinos para visitação no Litoral e arredores.
Para retornarem ao navio, os passageiros deverão estar presentes no mesmo complexo turístico e subir no navio. Quem for embarcar no cruzeiro em Paranaguá também deverá se apresentar no complexo turístico.