Com a chegada da segunda onda de frio em 2023, a Prefeitura de Curitiba vai reforçar os serviços de abordagem social e de acolhimento de pessoas em situação de rua, nas noites de domingo (14) e de segunda-feira (15).
A previsão, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), é que a temperatura mínima seja de 8ºC.
A ação acontece às vésperas do início da Operação Inverno, que será lançada pelo prefeito Rafael Greca na próxima terça-feira (16), às 16 horas, no Salão Brasil do Palácio 29 de Março. A operação vai até 15 de setembro.
Com o reforço dos serviços a Prefeitura intensifica o trabalho de atendimento à população em situação de rua que já é feito pela Fundação de Ação Social (FAS) 24 horas por dia.
Durante as duas noites, das 18h a 1h, a FAS contará com mais nove equipes nas dez regionais para oferta de acolhimento, além de vagas emergenciais.
Atualmente a FAS possui 1.491 vagas para atendimento às pessoas que procurarem o serviço ou forem encontradas desprotegidas nas ruas.
Nos acolhimentos, as pessoas em situação de rua podem dormir protegidas, além de receber alimentação e ter acesso a local para higiene.
Animais de estimação também são acolhidos em Curitiba
Como acontece desde 2019, os animais de estimação também serão transportados com seus tutores. Para isso, a FAS mantém em suas kombis caixas para transportar animais de até médio porte. Para esses casos, o acolhimento será feito em unidades que possuem canis.
Central 156
A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.