O aluno de Direito acusado de apologia ao nazismo e homofobia foi expulso da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A decisão está em portaria publicada nesta sexta-feira (29) e assinada pela diretoria do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR.
O estudante José Almir da Luz Júnior foi expulso por ter cometido infrações de “descumprimento dos deveres de manter conduta compatível com a moralidade”, segundo a portaria da UFPR.
Conforme a decisão, o agora ex-aluno da UFPR cometeu infrações como “importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo ao pudor; ofender a integridade física, moral ou a saúde de outrem; de molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou motivo reprovável; e de praticar outras condutas reputadas como incompatíveis com a moral e os bons costumes”.
Além disso, a portaria que determina a expulsão do aluno de Direito considera a reincidência do estudante “diante da penalidade suspensiva aplicada em 19 de maio de 2023”.
Aluno da UFPR acusado de homofobia e apologia ao nazismo
O caso veio à tona a partir da denúncia feita pela deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) em março deste ano. Ela compartilhou em seu perfil no Instagram prints e áudios em que o aluno de Direito promove a apologia ao nazismo e tem falas homofóbicas.
- Caso Mariza: um ano depois, corpo segue desaparecido
- Eleições do Conselho Tutelar: veja documentos necessários para votar
- Lote 2: veja os preços do novo pedágio no Paraná
Nos áudios, o estudante faz menção à ‘raça ariana’, usa palavrões para ofender homossexuais e diz que ele é de uma ‘raça pura’, sem miscigenação.
“A UFPR, segundo a Superintendência se Comunicação, declara que o processo tramitou dentro das instâncias pertinentes e garantiu o amplo direito de defesa e contraditório”, diz nota da assessoria de imprensa da UFPR a respeito da expulsão do estudante.