Entre esta quinta (1º) e sábado (3), o Campus Milton Vianna Filho, no bairro Rebouças, em Curitiba, estará aberto para atendimentos e treinamentos gratuitos a imigrantes e refugiados que vivem na capital paranaense e região.
Durante os três dias de evento serão oferecidos serviços nas áreas de Saúde, Gestão e Negócios, Ciências Jurídicas e Informática.
A programação inclui orientação jurídica, atendimento odontológico, oficina de reaproveitamento de alimentos e palestras sobre atendimento ao cliente (levando em consideração a cultura brasileira), princípios de excel e saúde pet.
A ação é do curso de Relações Internacionais e os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo II Acolhe Unicuritiba.
Projeto também tem curso gratuito de português para refugiados em Curitiba
Além do Acolhe UniCuritiba, a instituição mantém um trabalho permanente de apoio a imigrantes e refugiados por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e de um convênio de cooperação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Entre as iniciativas estão a edição de cartilhas, em diversos idiomas, sobre os direitos de estrangeiros, curso online e gratuito de língua portuguesa e apoio na busca por empregos. As atividades são ministradas por estudantes e professores voluntários.
Uma parceria com o Vale do Pinhão e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação oferece treinamentos na área de gestão e marketing para refugiados ucranianos que desejam empreender na região.
A iniciativa tem o apoio do Consulado da Ucrânia e da Câmara do Comércio Brasil-Ucrânia.
Serviço
- O quê: 2º Acolhe UniCuritiba – atendimentos em Saúde, Gestão & Negócios, Ciências Jurídicas e Informática
- Quando: 1º, 2 e 3 de junho
- Onde: UniCuritiba – Campus Milton Vianna Filho (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças)
- Quanto: gratuito
- Quem: imigrantes e refugiados que vivem em Curitiba e na região metropolitana
- Como: inscrições em II Acolhe Unicuritiba (google.com)