Bancos em pontos de ônibus podem ser obrigatórios em Curitiba

Com a colaboração de Câmara de Curitiba

A Câmara de Vereadores debate um projeto de lei (PL) que pode obrigar a instalação de bancos nos pontos de ônibus de Curitiba. O PL foi protocolado em maio e ainda será analisado pelas comissões internadas da Casa de Leis antes de ser levado a plenário.

bancos-pontos-onibus-curitiba
Foto: Carlos Costa/CMC

Autor da iniciativa, o vereador Angelo Vanhoni (PT) explica, na justificativa do PL, que o objetivo é garantir a acessibilidade e o conforto dos usuários.

“Grande parte dos usuários do transporte coletivo de Curitiba têm que esperar de pé pela chegada dos ônibus, sejam eles idosos, idosas, pessoas com mobilidade reduzida, gestantes e pessoas com crianças no colo”, pontua o autor no texto do projeto.

Vanhoni destaca, ainda, que “a cidade de Curitiba tem crescimento mais acelerado da população com mais de 60 anos do que a média do Brasil”.

Brasília serve de exemplo para pontos de ônibus em Curitiba

O autor do projeto anexou fotos de paradas de ônibus em Brasília (DF) como exemplo de modelo que pode ser adotado em Curitiba.

banco-ponto-onibus-curitiba
Foto: Divulgação

Conforme detalha Vanhoni no projeto, os recursos para a instalação dos bancos nos pontos de ônibus de Curitiba podem vir da “concessão onerosa do mobiliário urbano com direito de exploração publicitária”, que já é regulamentada pela lei 10.506/2002.

O PL será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e, caso seja aprovado, será direcionado a outras comissões permanentes, conforme a CCJ julgue necessário.

Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor 180 dias após a publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa