Um bebê de 11 meses foi salvo por profissionais da Unidade de Saúde São Paulo, em Curitiba, após se afogar com 100 ml leite. O caso foi registrado nessa última semana.
O bebê Olavo dos Santos Melo começava a ter convulsões quando a mãe Adriele dos Santos suplicava por ajuda no meio da rua, em frente de casa.
Diante de uma mãe em desespero, sem saber como agir para salvar o filho, coube a tia Kimberly Mahara buscar ajuda de alguém que os levasse em busca de socorro. O cunhado foi acionado e o destino escolhido foi a Unidade de Saúde São Paulo, a cerca de três minutos da residência da família.
Dali para frente, o destino do Olavo estaria nas mãos daqueles profissionais. “Quando chegamos na unidade, joguei o Olavo na mão da primeira enfermeira que eu vi”, lembra a tia do menino.
Diante da gravidade do caso, as médicas Luciana Siqueira de Oliveira e Juliana Boni Cruz, a enfermeira Denise Maria Cresto Heuer e a técnicas de enfermagem Vanessa Andrade, Giovana Lara e Danielle Alves Lins logo se somaram à missão de salvar a vida do bebê.
“Quando ele chegou, ele estava afogado, chamamos enfermeira, médica, começamos a fazer as manobras. Passamos a sonda oral e nasal, começamos a puncionar (perfuração com agulha) uma veia, dar suporte de oxigênio”,
conta Danielle.
De acordo com a autoridade sanitária da Unidade de Saúde São Paulo, Alexandra Dal Pra Luz, durante as manobras, chegou-se a aspirar 100 ml de leite que havia parado no pulmão do bebê..
- Idoso se emociona ao ser resgatado de telhado no Rio Grande do Sul: vídeo
- Vazão das Cataratas do Iguaçu está três vezes acima do normal
Quando a equipe do Samu chegou, com a médica Claudiane Seixas Carraro, com o condutor socorrista, William Bruno, e com o enfermeiro Abelardo Gasparini Borges, 15 minutos depois, Olavo estava estável, mas ainda molinho, por ter tido várias crises convulsivas. “Nosso papel naquele momento foi fazer a regulação dele e encaminhar direto para um hospital de referência”, explica Claudiane.