IPTU Curitiba 2024: vencimento, boleto e calendário

A partir desta terça-feira (20), os boletos com as parcelas do IPTU Curitiba 2024 serão liberadas na internet e enviadas pelos Correios aos proprietários de imóveis.

boleto-iptu-curitiba-2024
Foto: Albari Rosa/AEN

O vencimento da primeira parcela será em março (veja calendário completo no fim da matéria). Segundo a Prefeitura de Curitiba, o boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 está sendo enviado aos contribuintes nesta terça-feira.

O documento também pode ser emitido on-line: os donos de imóveis devem acessar a internet para bucar o documento também a partir desta terça-feira.

Para quem optar pelo débito automático, a primeira parcela será debitada no dia 28 de março e as demais todo dia 20.

Caso o contribuinte tenha dúvidas sobre o IPTU Curitiba 2024, é possível procurar atendimento on-line ou presencial. Na internet, é possível obter mais informações no site de Finanças; e deste endereço ter acesso ao site da Central 156, com atendimento por chat online; e ainda pelo telefone 156.

Veja também:

Já o atendimento presencial pode ser feito no Núcleo Regional da Secretaria de Finanças em qualquer uma das 10 Ruas da Cidadania. O serviço não precisa de agendamento prévio.

A sede da Prefeitura, no Centro Cívico, conta com uma equipe tira-dúvidas para prestar serviço ao contribuinte (quer seja o atendimento com dia e hora marcados previamente pela Agenda Online ou sem esta providência).

Veja o calendário de vencimento do IPTU Curitiba 2024

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o boleto vencerá todo dia 20. Se a data cair em um fim de semana ou feriado, o valor pode ser pago até o próximo dia útil.

  • Março: 20/03;
  • Abril: 22/04;
  • Maio: 20/05;
  • Junho: 20/06;
  • Julho: 22/07;
  • Agosto: 20/08;
  • Setembro: 20/09;
  • Outubro: 21/10;
  • Novembro: 20/11;
  • Dezembro: 20/12.

Os contribuintes que desejarem pagar em cota única terão desconto de 10%. Além disso, os proprietários de imóveis podem parcelar o IPTU em até dez vezes. As demais parcelas podem ser geradas no site da Prefeitura, portal das Finanças ou Curitiba App.

O IPTU 2024 incide sobre 966.843 imóveis, dos quais 135 mil (14%) serão isentos, volume maior que no ano passado, de 127 mil.

Os bancos conveniados para pagamento do IPTU 2024 são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.