O Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Curitiba, começa a tradicional venda do bolo de Santo Antônio nesta quarta-feira (7).
Neste ano, além dos sabores tradicionais: abacaxi, abacaxi com coco, doce de leite e ameixa, o Santuário vai ter bolo com recheio de chocolate. As vendas vão até 13 de junho.
Para que a produção e venda do bolo de Santo Antônio seja possível, haverá uma corrente do bem, envolvendo integrantes de diversas Pastorais, Grupos e Movimentos, como a Pastoral da Cozinha.
Qual é o dia de Santo Antônio
Fernando Antônio de Bulhões, o Santo Antônio, nasceu na cidade de Lisboa, em Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Aos 19 anos, entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade do pai.
Dois anos mais tarde, o jovem foi transferido para o centro de estudos de Coimbra, um dos mais importantes de Portugal. Com dez anos de jornada em Coimbra, se tornou sacerdote graças ao seu amplo conhecimento e poder de pregação.
Anos mais tarde, Santo Antônio fez o pedido para pregar a Palavra de Deus no Marrocos. Mas, no caminho, foi surpreendido por uma doença, que impediu que sua viagem se concretizasse.
Na volta a Portugal, o barco onde ele estava acabou sendo desviado para Sicília, na Itália, onde ocorria um encontro com mais de cinco mil frades franciscanos. Este importante encontro ficou conhecido como Capítulo das Esteiras. Foi lá que Santo Antônio conheceu pessoalmente São Francisco de Assis.
Santo Antônio morreu no dia 13 de Junho de 1230, aos 36 anos de idade, na cidade de Pádua, na Itália. Por esse motivo, ele ficou conhecido como Santo Antônio de Pádua, além de Santo Antônio de Lisboa, graças a sua cidade de origem.
Por que Santo Antônio é casamenteiro
As histórias que atribuem o título de casamenteiro a Santo Antônio são várias. Uma delas conta que uma moça que havia perdido as esperanças de se casar, se apegou muito a Santo Antônio.
Diz a história que ela adquiriu uma imagem do santo e a colocou em um pequeno oratório em sua casa. Todos os dias, a jovem se ajoelhava e rezava pedindo intercessão para conseguir um marido.
Passaram-se semanas, meses, anos e nada do noivo aparecer. Um certo dia, tomada pela tristeza e decepção com o santo, em um momento de fúria, ela atirou a imagem de Santo Antônio pela janela.
Neste exato momento passava um jovem cavalheiro, que foi atingido pela imagem do santo. O moço pega a imagem e vai devolver. No momento do encontro, os dois acabam se apaixonando. Eles ficam noivos e se casam.
Pãozinho de Santo Antônio
Além de casamenteiro, Santo Antônio também é considerado o padroeiro dos pobres e dos humildes, já que distribuía alimentos para as pessoas menos favorecidas.
Por conta disso, surgiu o pão dos pobres, também conhecido como pãozinho de Santo Antônio.
Dias e horários da venda do bolo de Santo Antônio no Santuário do Carmo
De 7 a 13 de junho
- Dia 7, Quarta-Feira, das 08h às 21h
- Dia 8, Quinta-Feira, das 10h às 20h
- Dia 9, Sexta-Feira, das 10h às 20h
- Dia 10, Sábado, das 10h às 20h
- Dia 11, Domingo, das 09h às 19h
- Dia 12, Segunda-Feira, das 10h às 20h
- Dia 13, Terça-Feira, das 10h às 20h
Valor de cada fatia: R$ 10
Sabores: Abacaxi, Abacaxi com coco, Doce de Leite, Ameixa e Chocolate