Caixa Cultural Curitiba tem programação especial em dezembro

A CAIXA Cultural Curitiba traz no mês de dezembro uma ampla programação de atividades gratuitas que fazem alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e ao Dia dos Direitos Humanos, com oficinas e mediações direcionadas a diversos públicos e faixas etárias. Além dessas datas comemorativas, não poderiam faltar atividades natalinas, trazendo toda a magia desta época do ano para o espaço. As atividades começam no dia 6 e são gratuitas.

programacao-caixa-cultural-curitiba
Foto: Divulgação

Iniciando a programação, no dia 6, a oficina Código Tátil de Cores para Pessoas com Deficiência Visual será ministrada pela pesquisadora Dra. Sandra Marchi, que desenvolveu o código See Color, uma linguagem destinada a pessoas com deficiência visual que utiliza as cores e faz correlações como guia de identificação.

Na sequência, no dia 7, é a vez da peça A Fuga do Tamanduá Bandeira, encenada pelo grupo teatral Os Faceiros, composto por seis adolescentes com idades entre 13 e 16 anos, sendo dois deles cegos e três com baixa visão. A montagem faz parte de um projeto de extensão chamado “Teatro, inclusão e acessibilidade: poéticas das deficiências visuais”, coordenado pelo professor Dr. Lucas Pinheiro.

Dando continuidade, no sábado (9), a programação traz a oficina Práticas teatrais com as deficiências visuais, ministrada pelo professor Dr. Lucas Pinheiro. A oficina de cunho teórico-prático visa estimular os participantes a repensarem suas concepções acerca da arte teatral, considerando a cegueira e a baixa-visão como dispositivos propositivos à criação de outros modos de se fazer, fruir, ensinar e aprender teatro. Serão abordados conceitos vinculados à acessibilidade cultural e aos direitos das pessoas com deficiência visual, no campo artístico.

Ainda no sábado (9), acontece a oficina Revisitando a obra de Arthur Bispo do Rosário, ministrada pela mediadora do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, Aline Luize Biernastki. A atividade revisita a obra do artista ressaltando temas atemporais, como a saúde mental e o sistema manicomial, conectando-os a sua produção artística e método criativo. Esta oficina resgata o fundamento de sua obra com a proposta de construir um manto de forma coletiva. Cada participante será convidado a trabalhar formas, símbolos e adornos em uma parte do tecido, dando vazão aos seus próprios sentidos e crenças, sejam eles de ordem espiritual, de importância material, afetiva ou propósitos de vida.

Já no dia 13, ocorre a exibição da videodança Do Avesso, seguida de debate com os realizadores Cayo Vieira e Nadya Romanowski. A peça será apresentada em quatro obras videográficas, agrupando versões dos trabalhos Edite (2020), Corpo Mundo (2019), Dupla Exposição (2017) e Adaptat (2017), abordando as multidimensões de corpos expostos, vistos a partir do seu interior, mas também pelo lado de fora, do avesso, em sua potência de subjetividade individual.

No dia 14 é a vez da oficina corporal Aterrar – Percepção física para corpos com e sem deficiência, ministrada pela artista da dança Cândida Monte. A oficina foi concebida a partir da técnica chamada Klein Technique, além de outras técnicas somáticas e o Yoga, que visam uma abordagem integral e auxiliam no desenvolvimento de uma compreensão mais profunda da própria anatomia, movimento e postura, promovendo consciência corporal, bem-estar físico e mental. Na oficina serão explorados os princípios básicos da evolução do corpo humano e sua relação com o movimento.

Dando sequência na programação da Caixa Cultural Curitiba, no dia 15 acontece a oficina Arte de Natal: ateliê de cartões, ministrada pelo mediador do programa educativo CAIXA Gente Arteira, Maxwel Moreira Matoso. Participantes de todas as idades terão a oportunidade de mergulhar no mundo artístico da produção de cartões, uma técnica encantadora que permite capturar a beleza e o encantamento da festividade natalina.

No dia 16 será promovida a oficina Enfeites de Natal em feltro, ministrada pela mediadora do programa educativo CAIXA Gente Arteira, Vitória Pinheiro. A atividade tem como objetivo a criação e confecção de enfeites natalinos feitos em feltro, decorados a gosto do participante.

Para celebrar o Natal, o Natal na Caixa Cultural trará diversas atrações durante os dias 15 e 16 de dezembro, com programação acontecendo entre 14h e 22h. O projeto festeja a diversidade contida na cultura brasileira e seu modo de comemorar o nascimento do menino Jesus, trazendo ao público curitibano uma programação que inclui cortejo, ambientação temática, distribuição de brindes e um espetáculo exclusivo chamado O Divino Natal Brasileiro, apresentando um repertório que passeia por clássicos da MPB, até os festejos mais populares como os pastoris, reisados e ladainhas. A programação contará com as seguintes atividades:

Sexta (15)

Cortejo com o grupo Bananeira Brass Band – das 18h30 às 19h

Pipoca (das 14h às 20h) e cabine fotográfica temática (das 18h às 20h)

Apresentação do espetáculo O Divino Natal Brasileiro
 

Sábado (16)

Pipoca (das 14h às 20h) e cabine fotográfica temática (das 18h às 20h)

Apresentação do espetáculo O Divino Natal Brasileiro

Fechando a programação do mês, no dia 17, haverá um Percurso de Rua: Um Olhar Atencioso para Praças e Parques do Centro, ministrada pela mediadora do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, Mariane Macagnan Pagio. Inspirados no trabalho do artista Tom Lisboa, autor da exposição “Polaroides (in)visíveis: mapeando um novo olhar para Curitiba”, realizada na CAIXA Cultural Curitiba em 2007, e dos direcionamentos da ODS 11 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), será realizado um percurso de rua que contempla lugares próximos ao da CAIXA Cultural e que nos mostram a passagem do tempo pelas de mudanças no espaço. Em seu trabalho, Tom Lisboa traz intervenções por meio das “polaroides invisíveis”, que são frases que direcionam o olhar para que o transeunte perceba questões ao seu redor que facilmente passariam despercebidas.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa