O programa Câmbio Verde, que permite trocar materiais recicláveis por alimentos, volta a funcionar em Curitiba a partir desta terça-feira (16).
As primeiras regionais a receberem o caminhão do programa são o Boqueirão, Cajuru e Boa Vista. O calendário de 2024 do Câmbio Verde foi atualizado e está disponível online.
A troca é efetuada quinzenalmente, exceto em feriados, com dia e hora marcados, de acordo com o calendário anual elaborado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O funcionamento do programa é de terça a sexta-feira, das 9h às 16h.
O programa atende em 103 pontos de Curitiba e auxiliar produtores da agricultura familiar e associações e cooperativas de catadores de recicláveis, dando um destino adequado aos produtos.
Como funciona o Câmbio Verde de Curitiba
A cada quatro quilos de materiais recicláveis ou quatro litros de óleo usado, é possível adquirir um quilo de frutas e verduras.
A orientação para os usuários do programa é que os materiais sejam separados adequadamente antes de serem levados aos pontos de troca do Câmbio Verde. O ideal é que seja feita uma limpeza básica para remover os restos de alimentos das embalagens.
- IPTU Curitiba 2024: saiba quando os boletos serão enviados
- Veja a programação completa da Festa da Uva de Colombo
- Ônibus em Curitiba pode ser gratuito nos fins de semana
O material recolhido tem o mesmo destino do que é levado pelos caminhões da coleta seletiva, ou seja, os barracões das associações do Ecocidadão, que fazem a separação e a venda do material.
Por mês, são levadas cerca de 220 toneladas de material aos pontos e atendidas 5 mil pessoas. O Câmbio Verde é realizado em parceria entre as secretarias do Meio Ambiente e da Segurança Alimentar e Nutricional.