Canaleta de ônibus em Curitiba pode ser fechada aos domingos; entenda

Com a colaboração de Câmara Municipal de Curitiba

A canaleta de ônibus localizada na rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no bairro Campina do Siqueira, em Curitiba, pode ser fechada aos domingos para atividades de lazer. A ideia foi apresentada na Câmara de Curitiba como sugestão do vereador Pier Petruzziello (PP), e foi aprovada em votação simbólica nesta segunda-feira (11).

canaleta-fechada-onibus-curitiba
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

A canaleta, por onde passa o biarticulado Centenário/Campo Comprido e que liga o Campina do Siqueira até a Cidade Industrial de Curitiba, é conhecida como a “Rua do Outono”, devido ao corredor de árvores em tons de vermelho que se forma na estação.

A proposta de fechar a canaleta para veículos, para que a população a utilize como espaço de lazer, foi debatida por Petruzziello nas redes sociais e na Câmara. O objetivo do parlamentar é testar um projeto-piloto no local.

“Não é de hoje que o cidadão utiliza a canaleta para atividade física. Já tivemos feridos, mortes, e é evidente que precisamos passar o recado que a canaleta é para uso exclusivo do transporte coletivo. Mas não podemos fechar os olhos para esse problema. Estou propondo um teste, uma ação-piloto, uma ideia para ser debatida, até porque nas minhas redes sociais as opiniões estão muito divididas”, justificou Pier Petruzziello.

Proposta de fechar canaleta de ônibus em Curitiba divide opiniões

De acordo com Petruzziello, nas redes sociais as pessoas se dividiram sobre a proposta do fechamento da canaleta. Alguns argumentam que a iniciativa já ocorre em outras cidades, como Nova Iorque, Londres e São Paulo.

Outros questionaram se fechar a canaleta não atrapalharia o transporte coletivo, prejudicando quem trabalha no final de semana.

“O ônibus poderia circular na faixa lateral, ou ser menor e ter outra tarifa”, contrapôs Petruzziello. “Temos que observar o movimento da cidade”.

Na Câmara, outros vereadores apoiaram a sugestão.

“Eu tenho um projeto pronto para ser votado, chamado Rua Para Todos, no qual cada regional estabelece uma via para suspender o tráfego e propiciar o convívio urbano. Tem muita gente que deixa de fazer uma atividade física pela falta do espaço”, concordou Marcos Vieira (PDT).

“Vale a pena fazer um teste”, apoiou Professor Euler (MDB), dizendo que os hábitos mudam e que, se deu errado no passado, a sociedade pode ter mudado. Ele citou o exemplo da avenida Cândido de Abreu, que agora passou a ser usada pela população aos finais de semana, quando há menos tráfego de veículos.

O vereador Angelo Vanhoni (PT) disse que se trata de uma boa ideia, mas para dar certo “a rua precisa ser equipada para ser ponto de encontro”.

Além dele, Ezequias Barros (PMB) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) também fizeram comentários favoráveis a testes, para ver a adesão da população à proposta.

“Embora esbarre em algumas questões técnicas, como o lado de abertura das portas do biarticulados, pode ser tentada”, corroborou Bruno Pessuti (Pode).

A sugestão será encaminhada ao Poder Executivo.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.