A primeira remessa do Cartão Social, programa que prevê cartão-transporte gratuito em Curitiba, foi entregue nesta segunda-feira (18).
A entrega foi realizada na Agência do Trabalhador Central de Curitiba para beneficiários da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Desde o lançamento do benefício, foram solicitados 68 cartões com créditos do transporte coletivo metropolitano a pessoas enquadradas nos critérios do programa que estão em busca de emprego.
Para ter direito ao benefício, é preciso estar cadastrado no CadÚnico e no Sistema Nacional de Emprego (Sine), em busca de trabalho, e ter entre 16 e 64 anos.
Veja também:
- Armazém da Família: ofertas da semana têm novos produtos
- Veja quais são os 10 bairros mais caros de Curitiba
Do total de 1.414 consultas, 556 estão aptos a receber R$ 242 em passagens para deslocamento entre 20 cidades atendidos pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep):
- Agudos do Sul;
- Almirante Tamandaré;
- Araucária;
- Balsa Nova;
- Bocaiúva do Sul;
- Campina Grande do Sul;
- Campo Largo;
- Campo Magro;
- Colombo;
- Contenda;
- Curitiba;
- Fazenda Rio Grande;
- Itaperuçu;
- Mandirituba;
- Pinhais;
- Piraquara;
- Quatro Barras;
- Quitandinha;
- Rio Branco do Sul;
- São José dos Pinhais.
Cartão transporte gratuito
Os interessados em solicitar o Cartão Social precisam fazer o agendamento pela internet, uma consulta prévia pelo site da Amep ou da SETR para saber se ela está apta a participar do programa.
Em seguida, um horário será agendado para que o beneficiário compareça em uma Agência do Trabalhador para finalizar o cadastro no programa. A pessoa vai receber um SMS quando o cartão estiver pronto informando que ela pode retirar no posto Sine escolhido.
A medida consiste na distribuição de cartões-transporte com R$ 242 em créditos aos usuários elegíveis ao benefício. O valor totaliza uma média de 44 passagens do sistema metropolitano, o que representa um mês de transporte de ida e volta em todos os dias úteis, aproximadamente.