Devido à forte chuva que atinge Curitiba, a Fundação de Ação Social (FAS) abriu emergencialmente, nesta quarta-feira (4), a Casa de Passagem Belém, no Guabirotuba, para atender pessoas em situação de rua.
A unidade vai funcionar 24 horas, com 80 vagas durante o dia e 200 à noite. No local os usuários têm acesso a espaço para higiene, alimentação e camas.
Além disso, a fundação irá intensificar os serviços de abordagem social e acolhimento à essa população a partir desta quinta-feira (5) até segunda (9). As ações intensificadas são realizadas das 18h à 1h, quando mais equipes saem às ruas para oferta de atendimento.
- Chuvas podem interditar BR-376 em Guaratuba, diz concessionária
- Tempestade em Curitiba provocou quedas de árvores em quatro bairros
Casa de Passagem Belém
A unidade faz parte da estrutura da FAS para atendimento à população de rua durante a Operação Inverno, mas é usada apenas em situações emergenciais, quando há sobrecarga da capacidade nos demais abrigos que funcionam diariamente na cidade.
A Operação Inverno teve início em 15 de maio para proteger as pessoas em situação de rua das baixas temperaturas e chuva. A ação seria encerrada em 15 de setembro, mas foi prorrogada até 31 de outubro por causa da previsão de intemperes climáticas no período.
O trabalho de resgate da população em situação de rua que está sendo encaminhada para a Casa de Passagem Belém conta ainda com o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Cajuru, que funciona durante o dia.
Curitiba tem atualmente 30 unidades para acolhimento de pessoas em situação de rua, oficiais e parceiras, que ofertam 1.561 vagas.