Com o sucesso de adesão dos curitibanos aos novos serviços de videoconsulta da Central Saúde Já Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde vai ampliar a faixa etária de atendimento. A partir de segunda-feira (24), o serviço estará disponível para pessoas de 18 a 40 anos de idade (antes era de 18 a 25 anos) para queixas leves de saúde.
Para ter acesso ao atendimento virtual para queixas leves, o novo grupo de 18 a 40 anos precisa ter instalado o Aplicativo Saúde Já Curitiba e ter senha e cadastro definitivo.
A Central Saúde Já Curitiba atende pelo telefone 3350-9000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.
Nos três primeiros dias de ampliação de serviços da Central Saúde Já Curitiba, foram feitos 2.873 atendimentos, uma média de 958 por dia.
Veja também:
- Cine Passeio tem novidades na programação para o feriado
- Confira o que fazer no fim de semana em Curitiba
Com a atuação de 85 profissionais de saúde, entre técnicos administrativos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, o trabalho da central começa com a classificação de risco das pessoas que procuram atendimento telefônico pelo 3350-9000.
O enfermeiro é o responsável pela classificação de risco, seguindo o que é preconizado pelo Protocolo de Manchester, da mesma forma que acontece nas UPAs. O protocolo classifica por cores o grau de risco dos pacientes e o tempo necessário para atendimento: vermelho para emergência; laranja, muito urgente; amarelo, urgente; verde, pouco urgente; e azul, não urgente.
As queixas leves são classificadas nas cores verde, azul e amarela, perfil que deve ser atendido pela Central. Já as situações classificadas como laranja e vermelha são casos para atendimento presencial.
Das ligações recebidas nesta semana na Central 3350-9000, 621 foram classificadas como verde ou azul e 85 como amarelo. Foram realizados 706 atendimentos médicos, 735 classificações de risco, 503 suspeitas de covid, 322 agendamentos de vacina covid para bebês e 607 pedidos de informações e orientações.