Os dados da chuva em Curitiba dos últimos cinco dias foram divulgados pelo Centro Municipal de Gerenciamento de Riscos de Desastres (CMGERD) da Defesa Civil. Entre quarta-feira (4) e domingo (8), a precipitação ultrapassou de 200 mm.
Os temporais provocaram quedas de árvores e alagamentos, com algumas regiões (Boqueirão e Portão) acumulando mais de 200 mm de chuva durante o período e rajadas de vento de até 47,5 km/h.
Os dados foram captados pelas dez estações meteorológicas da Defesa Civil instaladas nas regionais da cidade. As equipes da Prefeitura de Curitiba atuam na limpeza e recuperação da cidade.
Estragos da chuva em Curitiba
Nos últimos cinco dias, foram registradas 118 ocorrências de quedas de galhos e árvores em 22 bairros de Curitiba. As equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão por toda a cidade para fazer a limpeza e retirada do material.
Veja também:
- Nota Paraná: morador de Curitiba ganha prêmio de R$ 1 milhão
- Pista desaba e BR-476 é interditada em União da Vitória; veja
Houve nove pontos de alagamentos nos bairros Uberaba, São Francisco, Alto Boqueirão, Sítio Cercado, Lindóia, Tatuquara e na região do Parque Barigui. Foram 15 fornecimentos de lonas, uma ocorrência de deslizamento no bairro Sítio Cercado, uma residência com risco estrutural no Xaxim e dois registros de risco de desmoronamento de casas no Boqueirão e em Santa Felicidade e um de encosta na CIC.
A situação mais grave foi registrada em uma ocupação irregular em Área de Proteção Ambiental no bairro Caximba, na Regional Tatuquara. Houve extravasamento de cavas da região e alagamento de ruas. Uma família foi desalojada e está na casa de parentes e duas famílias desabrigadas foram acolhidas pela Fundação de Ação Social (FAS). Equipes da Defesa Civil e da Prefeitura se mantêm na região para prestar apoio às famílias atingidas.
Tempo em Curitiba
Segundo os institutos de meteorologia, a previsão é que a chuva dê uma trégua na capital nesta segunda-feira (9). No entanto, há registros de precipitação para os próximos dias e a partir de quinta-feira (12), no feriado, as chuvas devem atingir novamente grandes volumes.
Veja o acumulado de chuvas de 4 a 8 de outubro:
- Boqueirão: 203,8 mm
- Portão: 202,8 mm
- Pinheirinho: 197,2 mm
- CIC: 196 mm
- Córrego Bigorrilho: 183,4 mm
- Matriz: 177,2 mm
- Bairro Novo: 172,8 mm
- Santa Felicidade: 170,6 mm
- Cajuru: 162,8 mm
- Boa Vista: 147,2 mm
- Tatuquara: 138,4 mm