Comércio da Rua XV celebra aumento de até 70% nas vendas de Natal

O Natal de Curitiba já reflete nos resultados do comércio na Rua XV, uma das mais importantes e tradicionais da capital paranaense. A decoração natalina, com direito a atrações especiais e roda-gigante, além das feirinhas, atraem um grande número de moradores e turistas até a região.

comercio-rua-xv-vendas-natal
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Em poucos dias, as vendas cresceram até 70% em relação aos meses anteriores, de acordo com a Prefeitura. A época também demanda acréscimos às equipes e aumento nos horários de funcionamento, para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas.

“A decoração valoriza muito a rua, é muito bom ver ela sendo bem aproveitada, porque chama o pessoal pra cá, aumenta o movimento”, destaca o proprietário da Revistaria Vilella, Lucas Pedrosa de Araújo.

O comerciante conta que a mudança no número de pessoas na rua é perceptível. “Estamos aumentando o horário de funcionamento organicamente. Domingo passado eu vim trabalhar na expectativa de fechar às 20h, mas já estava chegando 23h e ainda estávamos atendendo”, diz Lucas.

Nas lojas o aumento também é percebido, como é o caso da loja Espaço Flor, próxima ao Palácio Avenida, que registrou um faturamento 30% maior em relação a novembro de 2022, e a expectativa é que continue aumentando.

O estabelecimento que vende roupas femininas contratou mais três funcionárias para ajudar no período de fim de ano e planeja começar a abrir também nos domingos, a partir do dia 10.

“O Natal, sem sombra de dúvida, está sendo muito proveitoso para nós, e esperamos que nos próximos dias seja ainda mais. Estamos prevendo um aumento de pelo menos 35% a 40% em dezembro”, conta a gerente da loja, Luana Souza.

Gastronomia na Rua XV é destaque do Natal de Curitiba

O passeio pela XV não dispensa apreciar as clássicas opções gastronômicas, como o Café Avenida, na Boca Maldita. A equipe do estabelecimento relata que o movimento já aumentou 70%, principalmente por conta dos turistas que vêm aproveitar a programação do Natal curitibano.

O café, que atendia de segunda a sexta das 7h às 19h, agora abre de domingo a domingo sem hora para fechar. “O Natal aumentou muito nosso movimento, agora a gente fica aberto enquanto houver cliente na rua, então por volta das 22h, 23h ainda estamos por aqui atendendo”, relata a proprietária, Rosilene dos Santos.

Para o dono do tradicional Bar Mignon, Paulo Roberto Cordeiro, o Natal é sempre uma época movimentada. Ele administra o estabelecimento da sua família há três décadas e conta que em dezembro a Rua XV ganha outra cara.

“Agora em dezembro, que o pessoal recebe o décimo terceiro, é que o povo vem pra rua curtir e o movimento aumenta. A expectativa é que melhore ainda mais”, conta Paulo.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa