Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, Curitiba receberá o Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão. O evento, que está em sua sexta edição, reúne uma série de palestrantes das mais diversas áreas para falar sobre o tema.
O congresso é promovido pelo Grupo Educacional Pólis Civitas. De acordo com o presidente do grupo, Paulo Maia Junior, profissionais e pais que participam do evento compartilham suas experiências reais com o autismo.
“O nosso congresso reúne participantes de todos os estados do Brasil, que vêm para ouvir conhecimentos baseados em práticas com evidências”, afirma.
Dados de 2021 do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, indicam que uma em cada 36 crianças no país é diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Se aplicar essa mesma proporção (de 2,3% da população) para o Brasil, teríamos hoje cerca de 4,84 milhões de autistas no país. Mas os brasileiros autistas e suas famílias ainda sofrem para encontrar tratamento adequado e receber orientações.
Pensando nisso, o Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão traz neste ano o lema “Inclusão é um caminho sem volta”, como explica Paulo Maia Junior:
“O tema da inclusão tem sido disseminado em todo o mundo, mas o desafio é fazer inclusão de verdade, de fato e de direito. E o lema é ‘um caminho sem volta’ porque depois que você aprende o conhecimento, ele não vai embora”.
Entre os palestrantes que estarão no evento, estão psicólogos, pesquisadores, terapeutas ocupacionais, militantes da causa e profissionais do direito.
O Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão ocorrerá no Teatro Bom Jesus, em Curitiba. A programação completa pode ser acessada no site do evento.