Quem passa pelo bairro Cabral, em Curitiba, se deparara com uma cratera na rua São Luiz, via rápida que liga a região ao Centro Cívico. O motivo do buraco são obras da Prefeitura para manutenção da tubulação da galeria pluvial.
Os serviços começaram na terça-feira (19) e são realizados no trecho compreendido entre a ruas dos Funcionários e Chichorro Júnior, nas proximidades do antigo presídio do Ahú.
Devido às obras, motoristas devem ficar atento às alterações no trânsito. O tráfego na área ficará parcialmente interditado em duas pistas.
O local está sinalizado e os motoristas devem reduzir a velocidade ao passar pelo trecho. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) vão orientar motoristas nos primeiros dias da obra.
Cratera na rápida do Cabral: entenda obra em andamento
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, os trabalhos são para recomposição da caixa de ligação, poço de visita, bocas-de-lobo e substituição da tubulação da via.
Uma equipe do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordena a intervenção, cujo objetivo é restabelecer a estrutura danificada pelo tempo e com isso reduzir os riscos de alagamentos na região.
O trecho que recebe as obras conecta duas importantes vias do bairro e necessita da intervenção para restabelecer a eficiência e segurança das estruturas de drenagem local, afetadas pelos recorrentes episódios de chuvas volumosas.
“A intervenção acontece para reduzir os efeitos das chuvas volumosas que vêm causando danos às redes de drenagem do município”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
Além da recomposição, a tubulação da rua será substituída por uma de maior porte, com armadura dupla, visando proporcionar fluidez e durabilidade à infraestrutura.
A previsão é de que os serviços sejam concluídos em 20 dias úteis, mas a programação pode ser alterada se chover durante o período das obras.