Com mais uma onda de calor sobre a capital paranaense em novembro, com temperaturas que chegaram perto dos 35°C, a Câmara Municipal de Curitiba sugeriu à Prefeitura a instalação de bebedouros públicos para os animais.
Os vereadores aprovaram uma sugestão para que o governo municipal instale os bebedouros em parques e praças para serem usados por animais de rua e domésticos. Agora, cabe ao Poder Executivo analisar a sugestão para decidir se acata ou rejeita a proposta.
Autor da indicação, Professor Euler (MDB) chamou a atenção para as mudanças climáticas e à onda de calor dos últimos dias. Para ele, a ação não custaria caro e beneficiaria o bem-estar animal.
“A oferta de água em locais públicos impacta obviamente também na saúde dos animais e não custa também a gente prover o bem-estar dos animais”, afirmou. “Curitiba, eleita recentemente a mais inteligente do mundo, tem que colocar sua inteligência em prol dos animais.”
Curitiba pode ter bebedouros públicos para animais
O líder do governo na Câmara, Tico Kuzma (PSD) blembrou que, conforme dados do Censo Animal, da Prefeitura de Curitiba, a cidade tem cerca de 585 mil cães e 184 mil gatos, sendo que 13% deles são semidomiciliados.
Rodrigo Reis (União) cogitou se a proposta não poderia receber emendas dos vereadores, já que parte da cota individual, em 2023, será destinada a ações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
- Paraná consulta população sobre modelo cívico-militar nas escolas
- Governo do Paraná libera R$ 132 milhões para programa de pavimentação
- Armazém da Família tem macarrão, lentilha e frango em promoção
Para Sidnei Toaldo (Patriota), os bebedouros poderiam ser implantados por meio de parcerias público-privadas com empresas do segmento pet. “Nós também podemos fazer que a Prefeitura faça uma parceria com a Sanepar”, sugeriu Alexandre Leprevost (Solidariedade).
Os vereadores Eder Borges (PP), Marcos Vieira (PDT) e Oscalino do Povo (PP) também se somaram ao debate da indicação.