Em apenas 12 dias, Curitiba bateu o recorde histórico de chuva para o mês de outubro, de acordo com o Simepar. Até a tarde desta quinta-feira (12), a precipitação acumulada na capital paranaense era de 280,4mm.
Segundo o Simepar, esse valor já é muito superior à média para este mês, que é de 152,8mm. O que surpreende é que esse índice já superou o valor histórico mensal de outubro entre 1997 e 2022.
O maior valor até agora tinha sido registrado em 2018, quando a chuva acumulada ao longo de todo o mês foi de 256,8mm.
Agora será preciso registrar e confirmar qual a nova marca que será considerada o recorde para outubro, já que o recorde foi batido antes da primeira quinzena do mês.
Chuva bate recorde e deixa estragos em Curitiba
Somente nas últimas 24 horas, choveu em Curitiba o equivalente a 70mm, segundo boletim da Defesa Civil divulgado às 14h10. Os dados são da estação meteorológica do órgão, instalada na Cidade Industrial.
- BR-376 é bloqueada preventivamente a partir desta quinta (12)
- Governo do Paraná vai contratar hotéis para desabrigados
- Paraná tem alerta laranja para temporais no feriado da Padroeira
Foram pelo menos 45 solicitações de quedas de galhos e árvores nos seguintes bairros: Centro, Uberaba Campo Comprido, Campina do Siqueira, Água Verde, São Francisco, Alto da Glória, Mercês e Santa Felicidade.
As equipes da Prefeitura seguem monitorando a situação para atender a possíveis emergências. Em caso de necessidade, os moradores podem ligar para o 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba), 193 (Corpo de Bombeiros).