Pelo segundo dia consecutivo, Curitiba bateu recorde de calor em 2023 na tarde deste domingo (12). De acordo com o Simepar, os termômetros marcaram 34,8°C, superando o sábado (11), quando a máxima foi de 33,6°C.
Os curitibanos não foram os únicos que sentiram a onda de calor no Paraná. Em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana, a temperatura máxima na estação meteorológica do Simepar, atingiu a marca de 34,9°C – recorde histórico desde 1997, quando os dados começaram a ser compilados.
Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, a onda de calor de novembro levou várias cidades do estado a baterem recorde de temperatura neste domingo. Nas regiões noroeste, sudoeste e oeste, a onda de calor de setembro ainda foi mais forte.
Ainda segundo o Simepar, pelo menos quatro cidades tiveram temperaturas acima dos 40°C: Guaraqueçaba, no Litoral, foi a cidade mais quente do dia com 42,8°C (veja a lista abaixo).
Após recorde de calor, previsão de temporais
As temperaturas seguem altas pelo menos até segunda-feira (13), conforme Jacobsen, mas o tempo muda e há risco de tempestades.
“Além do calor, uma frente fria avança pelo sul e, encontrando esse ambiente atmosférico muito quente por aqui, o risco de temporais fica muito elevado”, destaca.
- Show do Red Hot Chilli Peppers gera bloqueio em ruas de Curitiba
- Novas estações-tubo são desativadas para obras; veja a lista
- Curitiba pode adotar ‘pedágio’ para veículos acessarem o Centro; entenda
O risco de tempestades no Paraná fica maior até terça-feira (14), mas as chuvas permanecem durante toda a semana.
Temperaturas mais altas do Paraná neste domingo:
- Guaraqueçaba: 42,8°C
- Antonina: 41,6°C
- Cerro Azul: 40,5°C
- Morretes: 40,5°C
- Loanda: 39,9°C
- Cambará: 39,8°C
- Cândido de Abreu: 39,8°C
- Diamante do Norte: 39,4°C
- Santo Antônio da Platina: 39°C (recorde desde 1997)