Os reflexos do temporal registrado em Curitiba nesta segunda-feira (4) ainda provocam transtornos na cidade: cerca de 2,3 mil moradores estão sem luz nesta terça-feira (5).
De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), 2.396 moradores estão sem luz em Curitiba e, ao todo, 41 mil domicílios permanecem sem energia no Paraná.
As cidades mais afetadas pelo temporal são Almirante Tamandaré, com 2.896 unidades consumidoras desligadas, Ivaté, com 2.759 e Mandirituba, com 2.660.
“Após uma noite de trabalho, as equipes da Copel conseguiram restabelecer o fornecimento de energia a 73% das unidades consumidores afetadas pelo temporal”,
diz a companhia.
A maior parte dos moradores sem luz se concentra na região Leste, com 14,4 mil consumidores afetados. A chuva provocou diversos estragos na rede elétrica, incluindo a quebra de postes e o rompimento de fiação em diversas cidades.
Veja também:
- Chuva em Curitiba causa queda de árvores em 13 bairros
- Cidades do Paraná registram rajadas de vento acima de 85 km/h
Há aproximadamente 3,5 mil serviços emergenciais para serem atendidos, segundo a Copel. Cada um desses equivale a um ponto da rede que apresenta estragos e deve ser verificado e consertado.
O grande número de estragos, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste, concentram 30% dos danos à rede. Os eletricistas e técnicos da companhia continuam mobilizados para fazer os reparos e, em alguns casos, até mesmo reconstruir parte da rede.
Paraná registra rajadas de vento acima de 85 km/h
Cinco cidades do Paraná registraram rajadas de vento acima de 85 km/h nesta segunda-feira. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os vendavais ocorreram devido ao avanço de um sistema frontal no estado.
A chegada do sistema frontal potencializou a ocorrência de tempestades com chuvas fortes, raios e ventos previstos em diversas regiões do Paraná.
As cinco cidades que registraram fortes rajadas de vento no Paraná são Curitiba (90,70 km/h), Umuarama (93,90 km/h), Ubiratã (86,40 km/h), Entre Rios (89,64 km/h) e Altônia (96,50 km/h).