Com cerca de 21,5 quilômetros de extensão, Curitiba terá um VLT que fará conexão com o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
A apresentação do VLT Expresso Metropolitano vai acontecer nesta quarta-feira (8) pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).
A novidade deve substituir o BRT do eixo Boqueirão, o que vai permitir uma conexão entre o Aeroporto Afonso Pena e o Terminal Central (São José dos Pinhais) com as paradas: Terminal do Boqueirão, Terminal do Carmo, Terminal do Hauer, Linha Verde, Tribunal Regional Eleitoral, UTFPR e Centro Cívico (Curitiba).
Curitiba terá VLT entre Aeroporto Afonso Pena e Centro Cívico
O projeto do veículo leve sobre trilhos (VLT) é uma parceria entre o Paraná e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Veja também:
- Bazar com itens da Receita Federal tem celulares baratos no Paraná
- Obras bloqueiam trechos da BR-476 por três dias na Grande Curitiba
O BNDES vai realizar a estruturação e modelagem da concessão para implantação, por um parceiro privado, do VLT em Curitiba.
A empresa contratou um consórcio de empresas para elaboração dos estudos técnicos. O estado vai receber as pesquisas para subsidiar o modelo de concessão, que deve contemplar a implantação e a prestação de serviços do VLT.
O leilão de concessão vai acontecer na Bolsa de Valores e a previsão inicial de investimentos é de cerca de R$ 2,5 bilhões.