A população de Curitiba está convocada para, na manhã deste sábado (2), participar do Dia D de Combate à Dengue. A cidade aderiu à mobilização nacional do Ministério da Saúde.
A ação propõe que, às 10h deste sábado, cada morador de Curitiba faça uma vistoria na sua casa para eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue.
“Quero pedir a todos os curitibanos, curitibanas e curitibinhas que, no sábado, deem uma olhada no seu quintal”, convocou o prefeito Rafael Greca. “Queremos dizer com muita energia no dia 2 de março: xô, dengue!”.
O objetivo é evitar que o mosquito crie cadeias de transmissão na cidade. O último informe da dengue, divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na quarta-feira (28), mostra que Curitiba registrou 77 novos casos da dengue na semana de 16 a 22 de fevereiro.
Veja também:
- Trânsito em Curitiba terá alterações a partir desta segunda (4)
- Dia D contra a dengue acontece neste sábado em todo o Paraná
Com os novos casos, Curitiba soma, de 1º de janeiro a 22 de fevereiro deste ano, 426 casos confirmados da doença – sendo 354 importados (contaminação aconteceu fora do município) e 72 autóctones (transmissão local). Em 2023, considerando o ano inteiro, foram registrados 687 casos – sendo 652 importados e 35 autóctones.
“Com o fluxo constante de pessoas que chegam de locais mais afetados pela doença, o vírus acaba circulando com maior intensidade na capital paranaense, favorecendo a transmissão local – o mosquito ao encontrar a pessoa doente em Curitiba adquire o vírus e inicia uma cadeia de transmissão local, contaminando outras pessoas”,
alerta a Prefeitura de Curitiba.
Mutirão contra a dengue
As equipes da Prefeitura vão trabalhar com ações de bloqueio ambiental em cinco locais de maior risco no momento: Tatuquara, Cajuru, CIC, Boa Vista e Bairro Novo.
Os quintais serão vistoriados e realizados tratamento com larvicida quando necessário em locais de acúmulo de água. Nesses pontos localizados no Tatuquara, Cajuru, Boa Vista e Bairro Novo, haverá ainda coleta de entulhos pelos caminhões da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Além das ações de bloqueio ambiental nas áreas de risco, a Secretaria Municipal da Saúde terá equipes nas dez regionais do município, realizando orientações casa a casa.