A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou nesta segunda-feira (18) a criação do Dia do Rei Pelé. A data será comemorada anualmente na data de 19 de novembro, em referência ao milésimo gol do atleta.
“Fomos procurados pelo Pequeno Príncipe, para propor essa homenagem ao Pelé, que, além de ter sido eleito o atleta do século e de ter sido o maior jogador de futebol da história, deu à instituição o direito de utilizar seu nome para levantar fundos”, explicou Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Câmara, que protocolou o projeto de lei.
A votação foi unânime, com 28 votos favoráveis, em reconhecimento à importância da iniciativa, que trouxe ao plenário da CMC o diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.
“Ser o único projeto social no mundo a levar o nome do maior jogador de todos os tempos é uma honra para nós. O apoio do Pelé nos abriu muitas portas para captar recursos nacionais e internacionais”, reconheceu o diretor do Pequeno Príncipe, justificando a criação do Dia do Rei Pelé.
Em plenário, Fachinello adiantou que a ideia é criar a data nos três níveis da federação, sendo que, na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto foi apresentado por Alexandre Curi (PSD) e, na Câmara Federal, por Luciano Ducci (PSB).
Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe
Pelé ainda era jogador quando deixou clara a preocupação com o futuro das crianças brasileiras. Ao marcar seu milésimo gol, fez um apelo: “Aproveito a oportunidade para pedir a todos os brasileiros que não esqueçam as crianças pobres, que não esqueçam os necessitados.”
- Curitiba terá 10 locais de votação para eleição do Conselho Tutelar
- Curitiba terá maratona com quatro dias de poesia no Largo da Ordem
- Curitiba abre agendamento para castração gratuita de cães e gatos
A preocupação demonstrada por ele com o bem-estar das crianças virou realidade quando o “rei encontrou o Príncipe”. Com o apoio do craque, foi anunciado, em 2005, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que começou a funcionar em 2006.
Com mais de cem estudos realizados, em sete linhas de pesquisa, e uma equipe altamente capacitada, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe tem oferecido contribuições importantes para salvar e melhorar a vida de crianças e adolescentes de todo o país. Seus estudos figuram entre as revistas científicas mais conceituadas do mundo.