E se as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul (RS) ocorressem em Curitiba? O estúdio de urbanismo Urbideias fez uma projeção do tamanho da inundação em capitais brasileiras.
A projeção considera a área dos estragos ocorridos em Porto Alegre e região metropolitana e faz uma simulação nas outras cidades.
De acordo com o mapa, na Grande Curitiba, além da capital, municípios como Araucária, Colombo e Piraquara também seriam afetados.
As imagens são um comparativo de extensão das áreas atingidas, não sendo um mapeamento de áreas inundáveis nas cidades.
Os mapas também não consideram os recursos e políticas de prevenção de cada cidade, mas servem para ajudar a população a entender o tamanho da catástrofe das enchentes no RS, como explicou o arquiteto Richard Viana em entrevista à Rede Massa | SBT:
“A gente não entrou em dados topográficos tão a fundo, mas através de estudo de pesquisas hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nós conseguimos essa informação e aplicamos ela nas capitais, para as pessoas trazerem para sua realidade local o impacto do desastre.
Confira os mapas:
A última atualização da Defesa Civil confirmou 116 mortes em decorrência das enchentes. Há 143 pessoas desaparecidas e 756 feridas.
O boletim indica que 437 municípios foram afetados, atingindo 1,9 milhão de pessoas. Há 70.772 desabrigados e 337.346 desalojados.
Leia mais sobre a tragédia no Rio Grande do Sul: