Neste domingo (5), ocorre o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os portões foram fechados às 13h, para aplicação das provas de linguagens e códigos, ciências humanas e redação.
O exame começou às 13h30 e termina às 19h, no horário de Brasília. Em Curitiba, a estimativa é de que mais de 37 mil estudantes façam a avaliação.
Os portões abriram às 12h e no campus Botânico, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), muitos chegaram com antecedência. Mas outros não conseguiram e acabaram se atrasando, perdendo a prova.
Kimberly Zinke foi uma das candidatas que chegou atrasada e não pode entrar. Ela conta que pediu um carro de aplicativo ao meio-dia, mas o veículo demorou para chegar e ela perdeu contato com o motorista.
“Eu cancelei e chamei outro, mas nisso não dava mais tempo”, lamentou.
Outros candidatos perderam a prova por confundir o local de entrada. Muitos candidatos foram até a entrada do campus Centro Politécnico, da UFPR, e viram os portões fechados. O local correto é na frente do Jardim Botânico, e os estudantes tiveram que correr.
Mais de 3,9 milhões de pessoas são esperadas para o Enem 2023. As provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão aplicadas no próximo domingo, 12 de novembro.