Uma falta de água em Curitiba e em cidades da Região Metropolitana poderá afetar mais de 30 bairros. De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o desabastecimento vai ocorrer na próxima semana.
O aviso de falta de água da Sanepar é para quatro cidades: São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Colombo e Curitiba. Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel.
A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
Aviso de falta de água em Curitiba
A troca de macromedidores de vazão no sistema de distribuição de água em Curitiba, na terça-feira (5), pode deixar bairros sem abastecimento. Os trabalhos serão das 9 horas até as 17 horas.
Por esta razão, poderá ocorrer escassez de água nos bairros Ahú, Atuba, Bacacheri, Barreirinha, Boa Vista, Cabral, Centro Cívico, Santa Cândida, São Lourenço, Tingui e Juvevê. A previsão é que o fornecimento volte a partir das 9 horas da manhã de quarta-feira (6).
Além disso, a Sanepar fará uma manobra para interligação de redes de distribuição de água na terça-feira (5). Os trabalhos serão na Rua Nicola Pelanda, das 8h30 às 16 horas, podendo afetar o abastecimento no bairro Umbará. A previsão é que o fornecimento volte a partir das 21 horas.
São José dos Pinhais sem água
De acordo com a Sanepar, interligadas estações de bombeamento de água em São José dos Pinhais, na terça-feira (5) e na quarta-feira (6), poderão afetar bairros. Os trabalhos serão das 8 horas até as 17 horas, nos dois dias.
VEJA TAMBÉM:
- Mega fábrica de Curitiba abre vagas de emprego: envie seu currículo
- Linha Verde vai ganhar estações-tubo de 30 metros: veja os bairros
Por esta razão, no dia 5, o bairro Campo Largo da Roseira pode ficar sem água. Já na quarta-feira (6), o bairro São Marcos pode ter desabastecimento. A previsão é a de que a normalização ocorra às 22 horas, tanto na quarta quanto na quinta-feira.
A manutenção em equipamentos da estação de tratamento de água – ETA Miringuava, em São José dos Pinhais, na terça-feira (5), também pode prejudicar bairros. Os trabalhos iniciam às 9 horas e devem se estender até as 13 horas.
Por esta razão, poderá ocorrer falta de água ou oscilação na pressão nas redes de distribuição no Centro da cidade e dos bairros Aristocrata, Bom Jesus São Pedro; Cruzeiro, Quississana, Pedro Moro, Itália, Colônia Rio Grande, Santo Antônio, Zacarias e Colônia Rio Grande. A previsão é a de que a normalização ocorra às 6 horas de quarta-feira (6).
Sanepar alerta para falta de água
De acordo com a Sanepar, interligação de redes de distribuição em Campina Grande do Sul, na terça-feira (5), pode deixar bairros da cidade sem água. Os trabalhos serão das 9 horas às 16 horas, podendo afetar o abastecimento nas regiões do Jardim Paulista. A previsão é que o fornecimento volte às 17 horas.
Além disso, algumas unidades do sistema de distribuição de água de Campina Grande do Sul ficarão sem energia na terça-feira (5). As equipes da Copel programaram serviços de manutenção e extensão na rede elétrica para o período das 13h30 às 17h30.
Por esta razão, poderá faltar água temporariamente nas regiões dos bairros Rancho Alegre, Jardim da Colina, Centro, Nova Campina, Chácaras Renascença e Mitra. A previsão é que o fornecimento volte a partir das 23 horas.
A implantação de uma nova rede de água em Colombo, na terça-feira (5), também poderá afetar bairros. Os trabalhos de melhorias do sistema de distribuição serão das 8 horas às 16 horas, na Estrada da Ribeira, podendo afetar os bairros São Dimas e Roseira. A previsão é que o fornecimento volte às 20 horas.