Domingo (18) tem programação junina no Vale da Música

Para quem está sem opção de programação neste domingo (18), que tal se aquecer curtindo uma festividade junina no Vale da Música – Festival Instrumental de Curitiba, projeto localizado na Ópera de Arame?

festa-junina-vale-da-musica
Foto: Divulgação

O local homenagea o São João com muito forró, folguedos, xote com a participação de Triska Quarteto e Trio Fole Variado.

A programação acontece das 10h às 18h, e no restaurante do local será servido um cardápio típico, com pinhão, quentão, canjica e outros quitutes juninos.

Valor para entrada no Vale da Música: R$ 15 inteira e R$ 7,50 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e para moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto.

Saiba mais informações sobre a programação:

18/06/2023Triska QuartetoFolk/MPB/Regional10h
 Trio Fole VariadoForró de 8 baixos12h40
 Radiola de FichaForró15h20

Programação do Vale da Música de domingo (18)

10h – Triska Quarteto

O show Viola Fora de Moda apresenta diversos clássicos tradicionais da música regional brasileira em versões instrumentais e temática junina, com a formação de violão, viola caipira, acordeom e percussão. João Triska é um cantor, compositor e violeiro paranaense premiado por diferentes trabalhos que exploram a estética musical sul-americana, tendo divido o palco com grandes artistas da música brasileira e feito turnês pela Europa apresentando a latinidade do Sul do Brasil.

12h40 – Trio Fole Variado 

Fole Variado é um grupo de forró que surge a partir do encontro dos paranaenses Lucas Sequinel (voz e oito baixos) e Luam Clarindo (voz e zabumba), do pernambucano Leon Adan (voz, triângulo e pandeiro) e do paraense Fernando Vahia (violão 7 cordas).  

O grupo tem desenvolvido pesquisas acerca da sanfona de oito baixos, esse pequeno acordeon primitivo que chegou ao Brasil no final do século XIX e apesar de ter sido pioneiro no desenvolvimento de gêneros como o forró no nordeste e a música nativista no sul do país, foi ficando de lado na prática de novos instrumentistas com a difusão do acordeon de teclas de 120 baixos. Também chamada de “acordeon diatônico”, esse instrumento é um dos elementos integradores entre a cultura popular do Nordeste e da região Sul do país.

O Fole Variado, além de ter como referência grandes nomes da cultura popular como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro, recebe a influência dos mestres do fole de oito baixos, tais como Zé Calixto, Abdias, Arlindo, Heleno, Luizinho Calixto, Tio Bilia e Renato Borguetti.

Radiola de Ficha

Música Nordestina à gosto do freguês. Uma viagem no tempo e tradição popular brasileira, com muito cuzcuz e baião.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.