No último fim de semana, considerado o mais frio de 2023 em Curitiba até agora, a Fundação de Ação Social (FAS) acolheu mais de 1.300 pessoas em situação de rua a cada noite.
As ações intensificadas começaram na sexta-feira (14) e seguirão até a próxima quinta-feira (20), das 18h à 1h.
Entre sexta-feira e domingo (16), a FAS realizou um total de 3.923 atendimentos, fortalecendo o serviço de abordagem social e acolhimento.
De acordo com os dados do Cadastro Único, atualizados nos últimos 12 meses, Curitiba tem hoje 1.799 pessoas em situação de rua, o que significa que algumas delas acessaram o serviço mais de uma vez.
Entre os acolhidos estava uma família venezuelana composta por dois adultos e duas crianças, de 5 e 6 anos. Eles foram acolhidos na noite de sexta após receberem atendimento na Casa da Acolhida e do Regresso (CAR) e, no dia seguinte, foram encaminhados para a casa de parentes no bairro Boa Vista.
Vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua
A capital paranaense possui atualmente 30 unidades oficiais e parceiras destinadas ao acolhimento de pessoas em situação de rua, oferecendo um total de 1.591 vagas, que podem ser ampliadas conforme a demanda. Além do abrigo, essas unidades fornecem alimentação, banheiros para higiene e roupas limpas.
- Bikes compartilhadas em Curitiba: veja preços e onde encontrar
- Curitiba: veja onde conseguir mudas de cerejeira do Japão
- Empreendedora revela como usou a internet para sair das dívidas
As ações intensificadas fazem parte da Operação Inverno, lançada em maio, que visa intensificar o atendimento à população em situação de rua sempre que houver previsão de temperaturas mínimas de 8°C ou menos.
Devido à continuidade do frio, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a FAS decidiu estender as ações intensificadas até a próxima quinta-feira.