Um jovem de 25 anos foi preso após aplicar o golpe do pix em uma vítima no bairro Boqueirão, em Curitiba. A prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (31).
O rapaz aplicou o golpe em uma compra de celular. A polícia já monitorava o suspeito após a vítima registrar boletim de ocorrência. De acordo com o delegado Rinaldo Ivanike, ele agia através de sites de venda da internet.
“Ele simulava um pagamento falso através da plataforma OLX e adquiria bens e a vítima tinha prejuízo. Nós conseguimos prendê-lo em flagrante e ele vai responder pelo crime perante à Justiça”.
Durante a ação, os policiais civis localizaram e abordaram o homem, que confirmou o crime. Ele foi autuado em flagrante por estelionato e encaminhado ao sistema penitenciário.
Como funciona o golpe do pix
Uma das modalidades do golpe acontece quando os estelionatários contratam serviços ou compram produtos, e, ao invés de pagarem na hora, programam a transferência para data futura.
Em seguida, os criminosos manipulam o comprovante de pagamento com aplicativos de edição de imagens para omitir o agendamento e enviam ao vendedor como se a transferência já tivesse sido feita.
Assim, os golpistas conseguem o produto, mas na sequência cancelam o agendamento e a vítima que já entregou o item fica no prejuízo, sem receber o dinheiro.
As vítimas deste golpe devem registrar imediatamente o boletim de ocorrência, de forma online, através do site da Polícia Civil, ou na delegacia mais próxima. As denúncias também podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PC, ou 181 do Disque-Denúncia.