Após assembleia, professores decidem manter greve em Curitiba

A greve dos professores em Curitiba será mantida nesta sexta-feira (18) após uma assembleia realizada no Centro Cívico. A paralisação acontece devido as discordâncias da categoria com o plano de carreira apresentado pela Prefeitura. 

greve-professores-curitiba-64df5280e3b24
Foto: Sismmac

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), a greve vai continuar porque a Prefeitura de Curitiba não cumpriu o acordo e não negociou os termos do Projeto de Lei do Plano de Carreira que a categoria considera prejudiciais.

O acordo também previa que o Sismmac seria recebido pela Câmara dos Vereadores para verificar as emendas que foram propostas pelos palarmentares da oposição para atender as demandas do magistério.

Segundo a Prefeitura, em 2017, o plano de carreira de servidores municipais foi suspenso até 30 de agosto de 2023 por falta de recursos. Quase seis anos depois, um novo projeto está tramitando na Câmara de Vereadores.

Os professores alegam que o novo plano é injusto e que não garante oportunidades iguais para todos os profissionais. Eles pedem que a Prefeitura reveja o plano e que apresente uma proposta que seja mais justa para a categoria.

“A categoria irá se organizar pelos núcleos, por meio da articulação da diretoria e dos membros do Conselho de Representantes. As escolas que não possuem representação direta poderão buscar orientação do sindicato para garantir sua participação ativa nas ações de ampliação do movimento”,

diz o Sismmac.

O sindicato comunicou, ainda, que haverá uma barraca de apoio e informações na Praça Nossa Senhora da Salete, ao lado da Prefeitura: “Lá, a educadoras e os educadores poderão se informar, trocar ideias e planejar seus próximos passos, visando a consolidação e fortalecimento da greve”.

Greve dos professores em Curitiba

A greve dos professores da rede municipal de Curitiba foi retomada nesta quinta-feira (17) em mobilização do Sismmac. De acordo com a Prefeitura da cidade, apesar da paralisação, 91% das 185 escolas estavam abertas.

Veja também:

Os 232 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) tem atendimento normal, pois não são afetados pela greve. Em nota, a Prefeitura de Curitiba afirmou a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) está mantida. Com isso, o descumprimento acarreta pagamento de multa diária de R$ 20 mil reais.

A medida estabelecida pelo TJPR também determina que 100% dos profissionais do magistério devem cumprir as suas atividades normalmente, em todas as unidades escolares da cidade.

“Fica proibida a prática de atos que cerceiem o direito de acesso dos servidores municipais ou de usuários das unidades sob pena de multa diária de R$ 1 mil”,

diz a nota da Prefeitura.

A Prefeitura de Curitiba comunicou que foram realizadas reuniões com representantes dos sindicatos dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) e dos Servidores da Guarda Municipal (Sigmuc) antes de enviar os seis projetos de lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração à Câmara Municipal de Curitiba.

“A partir desses encontros foram definidos ajustes nos projetos que foram encaminhados ao Legislativo. As alterações levaram em conta o zelo necessário do ponto de vista econômico e financeiro do município.

Durante o trâmite do processo legislativo na Câmara, novas sugestões podem ser incorporadas aos projetos de lei”,

afirma, em nota, a Prefeitura.

Com isso, os procedimentos de carreira dos servidores municipais de todas as carreiras estão suspensos até 30 de agosto de 2023.

De acordo com a Prefeitura, a suspensão foi feita pela primeira vez em 2017 quando não havia recursos suficientes para o pagamento dos avanços nas carreiras dos servidores municipais. A partir do ano seguinte, foram iniciados estudos da legislação vigente.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa