Imóveis isentos de IPTU: quem tem direito ao benefício em Curitiba

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

O número de imóveis isentos de IPTU aumentou neste ano em Curitiba: passou de 127 mil em 2023 para 135 mil, o que representa 14% dos 966 mil imóveis tributáveis da cidade.

imoveis-isentos-de-iptu
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Quem tiver direito a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será comunicado através dos avisos de lançamento que começam a ser entregues nesta terça-feira (20) pelos Correios. Também é posssível conferir pelo Curitriba App e pelo site da Prefeitura de Curitiba.

A isenção pode ser solicitada de forma on-line: o pedido deve ser feito, exclusivamente, via Processo Eletrônico de Curitiba (Procec). O contribuinte deve anexar toda documentação exigida e depois pode acompanhar o trâmite.

Veja também:

No ano passado, por conta da atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), o número de imóveis isentos já havia subido de 82 mil para 127 mil.

Imóveis isentos de IPTU em Curitiba

Os imóveis com valor venal de até R$ 232 mil, de padrão popular e área construída inferior a 70 metros quadrados, tem direito a isenção do IPTU. Além disso, clubes filiados à Federação Paranaense de Futebol Amador, ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, e consulados também tem o benefício. 

Para quem não tem direito à isenção, o vencimento do IPTU 2024 é em 20 de março para pagamento à vista, com desconto de 10%, e também da primeira parcela. O IPTU também poderá ser parcelado em dez vezes, entre março e dezembro de 2024.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.