Morreu nesta quarta-feira (15) o médico João Cândido Ferreira da Cunha Pereira, aos 94 anos. Ele também foi presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em 1990 e 1991, e exerceu o papel de corregedor-geral do órgão entre 1996 e 1999.
João Cândido estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba. O sepultamento está agendado para as 16h desta quinta-feira (16) no cemitério municipal São Francisco de Paula, na capital paranaense.
Além dos cargos no TCE-PR, ele também foi diretor de alguns dos hospitais de Curitiba e deu aulas nos cursos de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Evangélica.
João Cândido Ferreira da Cunha Pereira deixa três filhos, três netos e a esposa, Cleony Pinto Cunha Pereira.
Morre médico João Cândido Ferreira da Cunha Pereira
O governo do Paraná emitiu nota de pesar lamentando a morte do médico, assim como o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), que destacou que João Cândido foi “um dos pioneiros da autarquia e que detinha o número de registro mais antigo entre os profissionais em vida no Estado, o 12”.
- Vereadores de Curitiba aprovam reajuste de 5,19% para servidores municipais
- Onda de calor pode provocar tempestades no Paraná, diz Inmet
O TCE-PR também manifestou pesar pela perda do ex-presidente e reforçou a importância de sua atuação no órgão após a redemocratização do Brasil.
“Foi durante sua gestão, nos anos 1990, com o advento da Constituição de 1988, que o TCE-PR começou a exercer seu papel social, incentivando a comunidade a participar ativamente do controle da administração pública, uma das metas que vem sendo aperfeiçoada pela atual gestão”.