Um bar com karaokê no bairro Pinheirinho, em Curitiba, foi fechado após decisão judicial por causa da poluição sonora. Os donos do estabelecimento ainda podem ser multados em R$ 5 mil por dia, em caso de descumprimento.
A liminar atende a ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente.
De acordo com o MPPR, a 2ª Vara Cível reconheceu que o bar com karaokê, por causa da música alta, causa perturbação do sossego e poluição ambiental.
Segundo a decisão judicial, o bar tem alvará de funcionamento, mas “descumpre consistentemente o regramento sanitário e ambiental do Município de Curitiba, preparando alimentos sem as condições necessárias de higiene e estrutura, reproduzindo música e realizando shows sem autorização ambiental de funcionamento exigida para esse tipo de atividade e em volume superior ao permitido para o horário e zona urbana em que se situa”.
- Ladrões arrombam banca e assustam comércio na Praça Rui Barbosa
- Mãe de duas crianças é morta a tiros dentro de casa no Paraná
- Após perseguição, trio morre em confronto com a polícia
O caso veio à tona a partir de denúncias feitas por moradores da região. A ação do MPPR inclui relatório de medição de ruídos produzido pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) em novembro de 2020 e junho de 2023, confirmando a “a emissão de ruídos fortíssimos e nocivos à população do entorno”. Cabe recurso da liminar.