Nesta quarta-feira (17), foi inaugurado em Curitiba o Ligeirão Norte-Sul, ônibus que vai ligar o bairro Santa Cândida ao Pinheirinho em 11 paradas. Na cerimônia, o prefeito Rafael Greca (PSD) anunciou que nos próximos dias deve iniciar a nova etapa de obras do Ligeirão Leste-Oeste.
- Ligeirão Norte-Sul é inaugurado em Curitiba: veja trajeto
- Pedágio no Paraná: entenda quando começa a cobrança da tarifa
O novo BRT fará a ligação entre Pinhais e o Terminal CIC Norte. Segundo o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), as obras serão para requalificação da estrutura viária para a implantação do ligeirão e o objetivo é diminuir o tempo de trajeto.
“São mais de 40 milhões de dólares que serão investidos na requalificação, para que da divisa Pinhais/Piraquara, até o terminal do Campo Comprido, e ainda o terminal do CIC Norte, também possa diminuir o percurso com o Ligeirão e as suas ultrapassagens”, afirmou.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, na próxima terça-feira (23) uma reunião pública vai apresentar aos moradores e comerciantes do Cajuru os detalhes das obras, que compreendem os lotes 4.1 e 4.2 do BRT Leste-Oeste. O projeto é financiado com recursos do New Development Bank (NDB), o banco dos Brics.
Durante a reunião, serão compartilhadas as alterações de trânsito e itinerário de ônibus, pontos de início de frentes de serviço e canais de comunicação com a Prefeitura. A conversa ocorrerá na Igreja da Nossa Senhora do Rosário de Belém, a partir das 16h, na Rua Amador Bueno, 627.
Novas obras do Ligeirão Leste-Oeste
Uma das etapas para implantação do ligeirão já está atualmente em execução: é o binário Olga Balster e Nivaldo Braga, ao lado do Terminal Capão da Imbuia. Além da requalificação das ruas, haverá a construção de um novo terminal do bairro.
A empresa O Betacem foi a vencedora da concorrência pública para os lotes 4.1 e 4.2. A empresa foi contratada para realizar a adequação viária na Av. Maurício Freut, a partir da esquina com a Rua Olga Balster, seguindo pelas ruas Mercer Júnior, Eng. Costa Barros, Terminal Oficinas, Filipinas, Lourival Wendler, Ceilão, Nagib da Silva, Cap. Guilherme Bianco e Niterói (entre Ceilão e Costa Barros), além da reforma e ampliação dos terminais Vila Oficinas e Centenário.
Entre as intervenções, estão previstas microdrenagem, pavimentação, iluminação, calçamento e paisagismo.
Nos terminais, as reformas contemplam a troca do pavimento por concreto, correções geométricas em pistas e plataformas, substituições de coberturas, calçamento e paisagismo dos entornos. O terminal do Centenário vai receber ainda uma estação-tubo dupla no lugar da plataforma 1, para a operação simultânea de dois biarticulados. Com custo de R$ 64 milhões, as intervenções devem ser concluídas em 24 meses.