A Urbanização de Curitiba (Urbs) anunciou que mais seis linhas de ônibus passarão a aceitar pagamento somente por cartão-transporte ou cartões de débito e crédito. A mudança começa no sábado (18).
São cinco linhas do tipo alimentador, que ligam o interior dos bairros a terminais, e uma troncal, que liga o Terminal Caiuá ao Centro de Curitiba (veja a lista abaixo).
Segundo a prefeitura da capital, o cartão é opção de pagamento da maioria (91,5%) dos passageiros destas seis linhas. Somente 8,5% pagam com dinheiro.
Hoje, das 242 linhas de Curitiba, 237 só aceitam pagamento com cartão (incluindo as seis que vão migrar no próximo sábado). A Urbs prevê que a migração total termine até o fim de abril, com a inclusão dos Interbairros II, III, IV, V e VI.
A exclusividade do cartão vale quando a passagem é paga dentro do veículo. Nas estações-tubo e terminais, o pagamento continuará a ser realizado por meio de dinheiro e cartões.
Confira as novas linhas que passam a aceitar pagamento exclusivo por cartão:
- 338-Centenário/Hauer
- 650-Sta Rita/Pinheirinho
- 684-Rio Bonito
- 685-Rio Bonito/CIC
- 772-Tupy/Juliana
- 703-Caiuá.
Como fazer cartão-transporte em Curitiba
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento e depois comparecer nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania.
É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos.
Todas as unidades trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.
Leia também: