Você já deve ter ouvido falar em polidactilia, uma anomalia genética que faz crianças nascerem com dedos a mais nas mãos ou nos pés. Mas isso não é necessariamente um problema, principalmente quando se leva a vida com fé e bom humor.
É o caso de Rodrigo dos Santos, mecânico de motos de Curitiba que tem 12 dedos nas mãos. Nascido no sertão da Bahia, ele encontrou no Sítio Cercado, na capital paranaense, um lugar para construir sua família e seu negócio, sempre pautado pela fé e pela alegria.
Na porta da oficina, um quadro colocado por Rodrigo relembra esses dois pontos que fazem parte de sua trajetória de vida. “Esse quadro é muito significativo pra mim e pra minha família porque ele existe desde quando surgiu minha primeira oficina na garagem de casa”, relembra.
Veja também:
- Após 21 dias, cão que fugiu durante fogos de artifício é encontrado
- Já tomou o Caipivara? Conheça o licor com a cara de Curitiba
Ao lado do amigo Gabriel, Rodrigo não se deixa intimidar pela polidactilia. A condição é comum em Andaraí, na Bahia, terra natal do profissional de 31 anos. E mesmo que o serviço exija habilidade com as mãos, o fato do mecânico ter 12 dedos não atrapalha em nada a qualidade de seu trabalho.
Mecânico de 12 dedos faz sucesso em Curitiba
A paixão pela mecânica surgiu ainda na adolescência ao mexer nos motores do garimpo onde o pai trabalhava, no interior da Bahia. Mas a mãe ainda insistiu para que ele entrasse no quartel.
Três meses depois de serviços prestados ao Exército, Rodrigo enfrentou um dilema: ou fazia a cirurgia para retirar o sexto dedo de cada mão, ou a carreira militar teria que ser interrompida. Rodrigo ficou com a segunda opção.
O nome da oficina também tem história. “Quando eu montei a primeira oficia, ela era muito pequeninha e ficava numa rua que não tinha movimento, então pra gente chamar a atenção, pensamos ‘porque não colocar Bunker?’”, revela. “Como a gente trabalhava com agendamento mesmo, a gente decidiu manter o nome”, completa.
No espaço onde hoje funciona a Bunker Motorcycle, tudo é muito bem organizado. Rodrigo e Gabriel amam registrar a rotina na oficina em vídeos e divulgar os trabalhos nas redes sociais.
Entre os clientes estão fãs de motos antigas, como o dono Yamaha DT 180 de 1982, em processo de restauro. Mais um desafio vencido pelo mecânico de 12 dedos de Curitiba.