Prefeitura de Curitiba é acusada de enviar moradores de rua a Balneário Camboriú

A Prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral de Santa Catarina, está acusando a Prefeitura de Curitiba de ter enviado moradores de rua para a cidade. A administração municipal da capital paranaense teria, supostamente, pagado passagens para a população de rua viajar.

moradores-de-rua-curitiba-balneario-camboriu
Foto: Reprodução/Redes sociais

A situação foi relatada em um vídeo compartilhado nas redes sociais da secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú, Christina Barichello.

O caso teria acontecido na noite de sexta-feira (5), quando o serviço de Abordagem Social do município recebeu a informação de que havia um ônibus com moradores de rua indo em direção à cidade.

Um funcionário da da Abordagem Social afirma no vídeo que uma equipe de assistentes sociais e psicólogos foram até a rodoviária acompanhar o desembarque. Segundo ele, as pessoas em situação de rua que estavam no ônibus contaram que tinham ganhado a passagem da Prefeitura de Curitiba.

“Aqui a gente tem o nosso trabalho de abordagem e segue fiscalizando firmemente esses casos de cidades que vem trazer moradores de rua para Balneário Camboriú. A gente está de olho e vamos tomar todas as medidas cabíveis”, disse o funcionário no vídeo.

Prefeitura de Curitiba nega que enviou moradores de rua em ônibus a Balneário Camboriú

A Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelas ações de assistência social em Curitiba, negou as informações e disse que vai exigir uma retratação da Prefeitura de Balneário Camboriú.

Em nota, a Prefeitura da capital paranaense diz que paga passagens apenas para pessoas em situação de vulnerabilidade que desejam retornar a cidade de origem ou que tenham vínculos nos municípios que desejem viajar. Veja a nota na íntegra:

A Fundação de Ação Social (FAS) não emitiu nenhuma passagem com destino a Balneário Camboriú para o mês de janeiro. O órgão vai tomar todas as medidas cabíveis para exigir uma retratação do município catarinense que divulgou informações infundadas em vídeo. A entidade esclarece que apenas atende pessoas com concessão de passagens que desejam retornar para suas cidades de origem no Brasil ou que comprovem vínculos na cidade em que deseja viajar. A concessão é feita somente para pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade, após atendimento e análise técnica, além do contato com familiares na cidade de origem. Ressaltamos que a Fundação de Ação Social de Curitiba respeita as diretrizes e política nacional de atendimento às pessoas em situação de rua.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.