Movimento de passageiros em Aeroporto de Curitiba cresce 60%

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

O movimento dos passageiros no Aeroporto Internacional Afonso Pena teve um crescimento de 60,5%, de acordo com um levantamento feito pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica. A demanda no local teve a segunda maior variação entre 2021 e 2022.

movimento-aeroporto-curitiba
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Com o resultado, o aeroporto passou a ocupar, em 2022, o 13º lugar no ranking dos 20 aeroportos mais movimentados do país. Atualmente, o local está na 12ª posição.

Em 2022, o crescimento do aeroporto ficou atrás apenas do Aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina, que teve alta de 205,9% de um ano para outro.

Segundo a CCR Aeroportos, que assumiu a operação do Afonso Pena e de outros três terminais paranaenses em 2022, a movimentação de passageiros está próxima dos patamares pré-pandemia.

Veja também:

Já o número de voos para Curitiba superou os ofertados em 2019. Atualmente, o Aeroporto Afonso Pena atende 20 destinos regulares (que operam por, pelo menos, seis meses consecutivos), um a mais que em 2019. Entre eles, está uma rota internacional inédita, entre Curitiba e Santiago, e quatro novos voos regionais, para Umuarama, Telêmaco Borba, União da Vitória e Guaíra.

Movimento no aeroporto de Curitiba em 2023

De janeiro até abril, o aeroporto registrou 1.696.958 passageiros. Em abril do ano passado, 379.846 passageiros passaram pelo local, enquanto em 2023, o número subiu para 442.309, um salto de 16,44%.

Nos próximos meses, mais de 5.990 voos devem partir do Paraná entre julho e setembro, segundo um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) feito com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa