A Prefeitura de Curitiba vai promover um mutirão de cidadania para atendimento à população em situação de rua, de segunda (8) a sexta-feira (12), na Praça Solidariedade, no Jardim Botânico.
A ação terá a presença do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que vai realizar a 1.ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que busca ampliar o acesso à documentação civil básica em todo o país.
Quem for à Praça Solidariedade terá acesso a vários serviços que serão oferecidos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), das 9h às 13h.
A Fundação de Ação Social (FAS) vai ofertar a inclusão e atualização de dados no Cadastro Único, sistema do governo federal que dá acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família e também o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência e idosas.
Certidões
O TJ terá equipes para atender as pessoas que precisam fazer certidões de nascimento e casamento, além de segunda via de RG. Para emissão dos documentos, a ação contará com a presença de registradores civis e de servidores dos Instituto de Identificação da Polícia Civil do Paraná.
O Tribunal levará ainda ao mutirão o programa Justiça nos Bairros que presta orientação e atendimento jurídico gratuito às pessoas que não têm condições financeiras de arcar pelos serviços.
A ação terá ainda a presença de representantes no Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Federal e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Não será preciso agendar atendimento.
Mutirão de Cadastro Único e documentação para população em situação de rua em Curitiba
Data: de 8 a 12 de maio
Horário: 9h às 13h
Local: Praça Solidariedade (Rua Engenheiros Rebouças, 875 – Jardim Botânico)