A mobilização para as obras de requalificação da Avenida Arthur da Silva Bernardes começa nesta quinta-feira (7). As intervenções no bairro Portão em Curitiba fazem parte do projeto do Novo Inter 2.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e vão modernizar a mobilidade urbana e dar mais eficiência ao sistema de transporte coletivo da cidade, com a criação de faixas preferenciais para os ônibus.
O Novo Inter 2 deve beneficiar 181 mil passageiros por dia e passar por 28 bairros. Além disso, serão criados 21 mil empregos em toda a extensão da obra na cidade.
VEJA TAMBÉM:
- Feira de adoção em Curitiba terá 62 cachorros à espera de um lar
- Emprego na Grande Curitiba: mega mutirão oferece 150 vagas
O trecho com início de obras na Arthur Bernardes estende-se por cerca de cinco quadras, entre as ruas Francisco Klemtz e Francisco Frischmann e vai exigir o bloqueio temporário da via.
Obras na Arthur Bernardes
De acordo com a Smop, a requalificação inclui serviços de drenagem, terraplanagem, correção geométrica, pavimentação em concreto, paisagismo, iluminação e alargamento da calçada.
No local, a escavação chegará a uma profundidade de 1,5 metro, necessária para a correção geométrica da via. A expectativa é de que esta fase dure cerca de 90 dias. Ao término, a Avenida Arthur Bernardes será transformada em um novo binário com a Rua Professora Doracy Cezzarino, melhorando o fluxo de veículos e a acessibilidade para os pedestres.
Além disso, o projeto inclui a ampliação do complexo de lazer e esportes no canteiro central da avenida e a construção de um novo miniterminal no bairro Santa Quitéria.
No Santa Quitéria, intervenções acontecem nas ruas Hugo Kinzelmann, Estanislau Pampuche e Coronel Airton Plaisant.