Parque Barigui volta a ficar embaixo d’água com excesso de chuva

Com a colaboração de Vinícius Silvestrini/Rede Massa

Pouco mais de 20 dias depois, o Parque Barigui voltou a ficar totalmente alagado nesta sexta-feira (24), resultado do volume de chuva registrado em Curitiba entre quarta (22) e quinta-feira (23).

parque-barigui-alagado
Foto: Vinícius Silvestrini/Rede Massa

Em alguns pontos, é praticamente impossível identificar onde está o lago e onde ficam as pistas de caminhada e ciclovia, tamanha a quantidade de água que tomou conta do local. Mesmo assim, ainda é possível flagrar pedestres se arriscando para atravessar a região.

Uma mulher flagrada pelo repórter da Rede Massa | SBT, Vinícius Silvestrini, tirou os sapatos e atravessou o parque mesmo sem conseguir ver direito onde estava a calçada. Com as calças molhadas até a altura do joelho, ela cruzou o Parque Barigui alagado porque estava atrasada para o trabalho.

Em apenas 24 horas, foram mais de 122 milímetros de chuva em Curitiba, segundo o Simepar, mais do que a média histórica para todo o mês de novembro. Com isso, foram registrados alagamentos em vários pontos da cidade.

  • parque-barigui-alagamento
  • alagamento-parque-barigui
  • barigui-alagado
  • parque-barigui-cheia

No boletim divulgado na manhã desta sexta, a Defesa Civil informou que havia 13 solicitações de quedas de galhos e árvores, quatro casos de erosões, cinco solicitações para alagamentos e três casos de deslizamentos.

Parque Barigui alagado: porque isso acontece?

Segundo a Prefeitura, as cheias no Parque Barigui têm uma função importante: conter as águas e drená-las para evitar enchentes. Além do Barigui, os lagos dos parques São Lourenço, Bacacheri, Tingui e Atuba têm a mesma função.

Os dois principais rios da cidade, o Barigui e o Belém, passam dentro dos parques Tingui, Barigui (Rio Barigui) e São Lourenço (Rio Belém) e o Rio Atuba no parque de mesmo nome.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, os parques da cidade foram implantados em áreas estratégicas para evitar enchentes nas regiões onde estão.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.