A Defesa Civil de Curitiba está em estado de alerta para atuar nos próximos dias de chuva previstos para atingir a capital paranaense.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a cidade enfrentará chuvas moderadas a fortes nos próximos dias, com ventos fortes que podem atingir até 68 km/h neste fim de semana.
Em caso de emergência, o cidadão pode ligar para o telefone 199 da Defesa Civil, 153 da Guarda Municipal ou 156 da Prefeitura de Curitiba.
“Toda a nossa equipe da Defesa Civil, com toda a estrutura nas regionais, está preparada para responder prontamente a eventuais ocorrências. Nossa prioridade é garantir a segurança da população e minimizar os impactos das intempéries, atuando de forma eficaz e coordenada”,
afirmou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
Curitiba também conta com o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres (Sisaa Prev). Esse sistema tem dez estações meteorológicas distribuídas pela cidade e uma estação hidrológica que monitora o Córrego do Bigorrilho, cujas águas influenciam diretamente o nível do Rio Belém. As informações coletadas por essas tecnologias permitem uma capacidade de monitoramento e prevenção de desastres na capital.
Veja também:
- Paraná pode ter temporais neste fim de semana, aponta Simepar
- Três parques da Região de Curitiba são fechados por mau tempo
A Prefeitura de Curitiba reforça o pedido para que a população fique atenta às informações oficiais da Defesa Civil, esteja preparada e tome precauções, especialmente durante o período de chuvas intensas e ventos fortes. Além disso, é essencial evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios, e seguir as orientações das autoridades locais.