Moradores do bairro Caximba, em Curitiba, organizaram um abaixo-assinado para a permanência de um médico no postinho da região. O profissional foi desligado da Unidade de Saúde (US) nos últimos dias e os pacientes pedem o seu retorno.
Segundo a Associação de Moradores Amigos do Bairro de Cachimba (Amacach), o profissional atuava há cerca de três meses na área de Saúde da Família e era muito querido pelos pacientes, especialmente os idosos.
O texto do abaixo-assinado argumenta que o médico tratava a todos com respeito e carinho e que já conhece a realidade dos pacientes.
Os moradores contaram que chegaram a questionar a chefia da US Caximba sobre o desligamento, e responderam que não poderiam dar informações sobre. Mas um dos funcionários do posto teria relatado que o médico foi demitido porque “trabalhava demais”.
Ainda de acordo com a comunidade, o posto do Caximba ficou sem profissionais para repor a saída do médico.
- Veja os cursos com mais inscritos no Vestibular 2024 da UFPR
- Confira os itens em promoção no Armazém da Família de Curitiba
Prefeitura diz que médico de postinho no Caximba era temporário
O Massa News procurou a Prefeitura de Curitiba para se posicionar sobre o caso. Em nota assinada pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), o município informou que o profissional desligado era temporário e negou que o postinho ficou sem novos médicos.
Veja:
A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) informa que o profissional em questão era vinculado por contrato temporário, via Processo Seletivo Simplificado (PSS). Por medida administrativa, ele foi substituído por outro médico, oriundo de Processo Seletivo Público (PSP), portanto, efetivo. O novo profissional designado já está trabalhando na unidade de saúde Caximba, sem prejuízo à assistência da população.