A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, se torna nesta segunda-feira (29) Cidadã Honorária de Curitiba. A honraria será concedida em solenidade realizada nesta noite na Câmara Municipal da capital paranaense, a partir da 19h30.
O título de Cidadania Honorária é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo de Curitiba para pessoas não nascidasna capital.
Natural de Registro (SP), Luciana Saito Massa é casada com o governador Ratinho Junior, com quem tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlinhos.
Atualmente, a primeira-dama do Paraná preside, voluntariamente, o Conselho da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS), que tem a função de apoiar e articular a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O que faz a primeira-dama do Paraná?
Luciana Saito Massa é responsável por uma equipe que estimula a cultura da ação solidária e promove o engajamento ético e o trabalho voluntário em todo o Paraná.
Foi por meio da SGAS, em ação conjunta com a Defesa Civil, que a equipe liderada pela primeira-dama do Paraná arrecadou roupas que foram doadas às vítimas de enchentes no estado do Acre.
“A campanha, que teve o apoio do Corpo de Bombeiros do Paraná, endossa o prêmio recebido pelo Governo do Paraná de ‘estado mais solidário do Brasil’, concedido pelo Programa Pátria Voluntária em 2020”, justifica Professor Euler, autor do decreto legislativo 02/2024, que deu origem ao título.
- Mega mutirão de emprego em Curitiba vai ofertar quase 800 vagas
- Grupo Boticário abre vagas de emprego na Grande Curitiba
- Inscrições para processo seletivo em Paranaguá estão abertas
Além da sua atuação no SGAS, Luciana Massa também acumula outros feitos, como a coordenação das campanhas “Aquece Paraná”; “Menos Eu, Mais Nós” – Cesta Solidária Paraná; “Projeto Páscoa Solidária”; “Paraná Piá”, de arrecadação de brinquedos; e “Futebol Solidário”, de arrecadação de alimentos.
Ela também presidiu o “II Encontro das Primeiras-damas do Paraná” e foi condecorada com a Medalha do Mérito da Defesa Civil Coronel QOBM Dario Natan Bezerra, honraria destinada a pessoas que se destacaram por ações relevantes de proteção e defesa civil.